Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (10) no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, o Governo do Ceará formou 376 novos soldados da Polícia Militar. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, entre outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Com a chegada da nova turma, o número de policiais militares nomeados desde 2023 chega a 1.945. A medida integra o plano de expansão do efetivo das forças de segurança estaduais.
Reforço no policiamento
Os 376 novos policiais vão atuar no Policiamento Ostensivo Geral (POG), cobrindo todas as regiões do estado. O reforço é parte do programa Ceará Contra o Crime, que tem como meta colocar 6.730 profissionais nas ruas até 2026.
Até o momento, somando todas as forças de segurança, já foram contratados 3.053 agentes.
Governador destaca compromisso com a segurança
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas celebrou a chegada dos novos soldados como símbolo de avanço e compromisso com a segurança pública: “A chegada dos novos soldados, acima de tudo, traz mais esperança para que possamos continuar combatendo o crime, sempre fortalecendo as nossas forças de segurança. Estamos convencidos que somente desta maneira, com mais investimentos, concursos, nomeações, poderemos seguir enfrentando as organizações criminosas. A redução nos índices de criminalidade nos anima, mas apenas para que possamos trabalhar mais em prol da paz do povo cearense.”

Apoio e reconhecimento das autoridades
O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, agradeceu o apoio do governador e destacou o desafio enfrentado: “A segurança pública é um desafio em todo o país. Mas quanto maior o desafio, maior a nossa motivação para trabalhar para continuarmos enfrentando a criminalidade e tranquilizar a população cearense. Agradeço o governador Elmano por todo apoio.”
Já o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, falou com emoção aos formandos: “Lembro do dia que passei por esse momento de entrar na PMCE. Estamos no caminho certo, com a liderança do governador, do secretário da Segurança. O que vemos aqui também faz parte de um plano de emprego e renda para 376 famílias, com o apoio de um Governo que visa o melhor para a sua população. Tenho toda a certeza que vocês estão preparados para servir ao nosso povo.”
Formação intensiva
A nova turma iniciou as atividades acadêmicas em 25 de fevereiro deste ano. A formação ocorreu na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), com uma carga horária de 1.400 horas, contemplando conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação no policiamento ostensivo.
Por Fernando Átila