Um homem e uma mulher foram presos em flagrante por furto de energia elétrica durante uma operação realizada nesta quinta-feira (7), no bairro Granjeiro, em Crato. A ação foi coordenada pela Enel Distribuição Ceará, com apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
As equipes de fiscalização da Enel identificaram ligações clandestinas — conhecidas popularmente como “gatos” — tanto em um estabelecimento comercial quanto em uma residência da região. Os dois suspeitos foram conduzidos à delegacia do Crato, onde foram lavrados os Autos de Prisão em Flagrante (APFs). Os casos seguem agora sob investigação.
🚨 Furto de energia é crime e oferece riscos
O furto de energia elétrica é tipificado como crime no Código Penal, com pena que pode variar de 1 a 8 anos de reclusão. Além do impacto direto na qualidade do fornecimento para a população, a prática oferece riscos de acidentes graves, inclusive fatais, para quem manipula a rede elétrica sem a devida capacitação e segurança.
De acordo com a Enel, entre janeiro e abril de 2025, mais de 11 mil furtos de energia foram detectados no Ceará, após a realização de 46.550 fiscalizações técnicas. Com apoio da SSPDS, foram promovidas 173 operações especiais, que resultaram em 75 prisões em flagrante.
Ao longo de todo o ano de 2024, foram identificadas 38.307 fraudes na rede elétrica cearense. Durante o período, a distribuidora realizou mais de 155 mil inspeções técnicas e 135 operações especiais, que culminaram na prisão de 37 pessoas.
📲 Como denunciar
A Enel Distribuição Ceará reforça que a colaboração da população é essencial para o combate ao furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos seguintes canais:
📱 Aplicativo Enel Ceará:
Central de Atendimento: 📞 0800 285 0196
A empresa ressalta que todas as denúncias são apuradas e tratadas com sigilo.










