Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Vitamina C: novo estudo revela como a deficiência faz mal ao cérebro

Deficiência chega a 30% entre idosos e pode provocar até comprometimento cognitivo, mas é preferível ir à quitanda do que suplementar

7 de abril de 2022
Vitamina C: novo estudo revela como a deficiência faz mal ao cérebro

Vitamina C pode ser encontrada não só em em frutas, mas também em verduras e legumes (Foto: Pixabay)

PUBLICIDADE

Longe dos holofotes, voltados nos últimos anos para a vitamina D, outro nutriente, ou a falta dele, entrou no radar de cientistas. Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, indica que o comprometimento cognitivo pode estar relacionado à deficiência de vitamina C.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

A descoberta alerta para os baixos níveis dessa vitamina, especialmente entre idosos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 25% e 30% de pessoas nesta faixa etária têm deficiência do nutriente.

“Pesquisas anteriores mostraram que a vitamina C desempenha um papel significativo no funcionamento do cérebro, e sua a deficiência pode estar associada ao comprometimento cognitivo, depressão e confusão mental”, diz o autor principal do estudo, Yogesh Sharma, professor de medicina na universidade. O comprometimento cognitivo provoca dificuldade em lembrar coisas, se concentrar ou tomar decisões, por exemplo.

A pesquisa, que envolveu 160 pacientes internados com mais de 75 anos, mostrou que os escores da função cognitiva foram significativamente menores entre os pacientes com deficiência de vitamina C, chegando a quase três vezes mais chances de desenvolver problemas do que nos idosos bem nutridos.

A vitamina C é um poderoso antioxidante, participando de um processo de limpeza do organismo ao atuar na retirada dos radicais livres. Assim, tem papel importante contra o envelhecimento, não só da pele, pelo qual é mais conhecido, mas também na proteção das células cerebrais.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, o médico nutrólogo Helio Vannucchi, o novo estudo reforça pesquisas europeias que indicam a importância da vitamina na saúde do cérebro, com destaque para os mais velhos.

— A vitamina C faz parte de um sistema enzimático. Um deles promove a formação de colágeno, uma substância que funciona como um ligamento entre uma célula e outra na camada que envolve os vasos. Se faltar esse colágeno, as células não se juntam adequadamente, aí ocorre extravasamento do sangue para fora dos vasos, provocando micro-hemorragias, que levam também a uma fragilidade muscular, um quadro também típico do idoso — explica o nutrólogo.

A deficiência não é tão comum em adultos jovens. O idoso, porém, corre mais risco de uma má alimentação. Por trás disso, há fatores socioeconômicos, já que frutas, verduras e legumes são mais caros, dificuldade de locomoção para adquirir produtos frescos, problemas de mastigação que atrapalham a absorção e a própria falta de apetite provocada pela idade. Tudo isso contribui para a falta de vitamina C no organismo.

Pele ressecada, cabelo quebradiço, dificuldade de cicatrização, envelhecimento intenso da pele e gengiva sangrando são alguns dos sinais da falta da vitamina C. Mas, para atestar a deficiência, é preciso que seja realizado um exame de sangue.

Melhora na alimentação
Helio Vannucchi afirma que a suplementação dessa vitamina só deve ser feita com prescrição médica, já que, normalmente, não é necessária e pode ser tóxica:

— A minha máxima é que vitamina a gente compra na quitanda e não na farmácia. As pessoas compram frascos de vitamina C, vão tomando sem orientação e correm risco de quadros tóxicos, com diarreia e formação de cálculos urinários. A recomendação é de 75 mg por dia para a mulher e 90 mg para o homem. Se recebe isso está ok, não precisa de mais. O limite é 1 g e, acima disso, corre risco de ter complicações.

A nutricionista Priscilla Primi também defende que o primeiro passo é melhorar a alimentação. Segundo ela, no caso da vitamina C, quanto mais tomar, menos o organismo vai absorver. E, como é hidrossolúvel, ela é excretada, ou seja, o corpo não armazena para depois, como faz com a vitamina D.

— Quantidades muito altas, acima de 1 grama, que é o que está nas pastilhas efervescentes, pode sobrecarregar o sistema renal e ocasionar até pedra no rim em pessoas com tendência. Se ela tem ingestão boa de fruta, uma ou duas por dia, não precisa suplementar. Já é a quantidade suficiente— explica.

A maior oferta de vitamina C vem das frutas. Laranja, limão, acerola, goiaba, mamão, kiwi, caju e tangerina são chamadas de alimento fonte.

— Mas se a pessoa tem dieta rica em outras frutas, verduras e legumes, não vai ter deficiência, porque a maioria tem vitamina C, ainda que em quantidades menores — diz.

Além das frutas citadas, essa vitamina pode ser encontrada em outros alimentos, menos reconhecidos pelo nutriente, como pimentão, agrião, brócolis, couve-flor, rúcula, couve, tomate e até na alface. Há frutas também, para todos os gostos, acrescentando à lista maracujá, abacaxi, morango, manga, uva, maçã e banana.

A nutricionista alerta para o consumo dos sucos. Como esse nutriente, especificamente, é sensível à luz, à medida que o suco é armazenado, há diminuição na quantidade da vitamina. Nas bebidas prontas, é preciso consultar o rótulo para ver se há adição.

Para aquele toque de vitamina C na dieta, dá para temperar a salada com um pouquinho de limão, espremer um pedacinho dele na água ou até mesmo, aquela rodelinha de no refrigerante.

Fonte: O Globo

Revista Cariri Recomenda

Nova vacina contra a dengue produzida pelo Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Saúde

Nova vacina contra a dengue produzida pelo Butantan começa a ser aplicada em janeiro

10 de dezembro de 2025
Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%
Saúde

Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

9 de dezembro de 2025
Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro
Saúde

Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro

9 de dezembro de 2025
Anvisa determina recolhimento de tônicos capilares e interdita anabolizantes irregulares
Saúde

Anvisa determina recolhimento de tônicos capilares e interdita anabolizantes irregulares

8 de dezembro de 2025
Próximos
Aeroporto de Juazeiro do Norte retoma fluxo de passageiros neste mês de dezembro

Aeroporto de Juazeiro do Norte terá obra de ampliação; confira as mudanças

Abril Laranja: saiba como e onde denunciar crimes de maus-tratos contra animais

Abril Laranja: saiba como e onde denunciar crimes de maus-tratos contra animais

Genial/Quaest: Lula tem 44%; Bolsonaro, 29%; Moro, 6%; Ciro, 5%

Genial/Quaest: Lula tem 44%; Bolsonaro, 29%; Moro, 6%; Ciro, 5%

Mais Lidas

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

    Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

  • Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Dupla é presa por receptação e celular furtado é recuperado em Barbalha

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat