A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) informou nessa sexta-feira (9) que a vacinação contra o vírus da gripe no Ceará deve ser iniciada a partir da próxima segunda-feira (12); O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 90% do público-alvo durante a campanha, cerca de 1.082.438 pessoas no estado.
Em decorrência de ocorrerem duas campanhas de imunização concomitantemente (Covid-19 e gripe), há indicações para grupos prioritários que estão em processo de vacinação contra o coronavírus ou já tomaram as duas doses.
Veja como funcionará a vacinação contra a gripe no estado:
Qual o período da campanha de vacinação contra a gripe?
A 23ª campanha de Vacinação contra o vírus influenza inicia no dia 12 de abril e finaliza no dia 9 de julho. A campanha será dividida em três etapas e grupos prioritários.
Onde será aplicada a vacina?
A vacinação ocorrerá nos postos de saúde dos municípios cearenses. Em Fortaleza, além dos postos, também acontece no Centro de Saúde Meireles, unidade da Sesa que fica na Avenida Antônio Justa, 3113, no Bairro Meireles.
Quem deve tomar a vacina a partir do dia 12 de abril?
Na primeira fase estão as crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (crianças de 6 meses a 18 anos) e trabalhadores da saúde.
Como serão divididas as fases da campanha?
O grupo acima deve se vacinar até o dia 10 de maio. Após essas pessoas serem imunizadas, o calendário seguirá com os seguintes grupos:
• 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores
• 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Indígenas com idades acima de 18 anos serão vacinados somente após a primeira faixa etária definida (crianças de 6 meses a 18 anos).
Quem se vacinou contra a Covid pode se vacinar contra a gripe?
A Secretaria da Saúde do Ceará orienta que a pessoa que tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve esperar 14 dias para se imunizar contra a gripe.
Qual vacina deve ser priorizada? Covid ou gripe?
O Ministério da Saúde orienta que, por causa da gravidade da pandemia de Covid-19, esta vacina seja priorizada. Ou seja, o ideal é esperar 14 dias após a segunda dose do imunizante Coronavac/Astrazeneca para poder se vacinar contra a influenza. Caso só tenha tomado a primeira dose, a indicação é para aguardar a segunda dose e depois seguir o mesmo protocolo antes de tomar a vacina contra gripe.
Pode doar sangue após se vacinar contra a gripe?
De acordo com a Secretaria da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que a doação de sangue seja feita com, no mínimo, 48 horas após a aplicação da vacina contra a gripe.
Fonte: G1 CE