Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Uva melhora saúde cardíaca: veja 6 benefícios da fruta e como consumi-la

3 de março de 2021
Uva melhora saúde cardíaca: veja 6 benefícios da fruta e como consumi-la

(Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

As uvas são encontradas em diferentes colorações e com ou sem sementes. As mais comuns são as roxas (uva Rubi) e verdes (uva Itália). Apesar de os nutrientes serem semelhantes, quanto mais escura a fruta, maior será a quantidade de antioxidantes. Além disso, as mais maduras são mais adocicadas.

A roxa contém resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo. Ela ainda tem vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Também é pouco calórica —em 100 g da fruta roxa há 50 kcal, já a verde contém 56 kcal.

As uvas oferecem diversos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. A seguir, veja detalhes das vantagens do consumo regular da fruta.

1. Faz bem à saúde do coração
Consumir uvas com regularidade pode prevenir problemas cardiovasculares. Este benefício ocorre porque a fruta contém potássio, um mineral que atua no controle da pressão arterial, uma vez que neutraliza o sódio. A baixa ingestão de potássio tem sido associada a um maior risco de hipertensão, doenças cardíacas e AVC (acidente vascular cerebral).

Além disso, a presença do resveratrol na casca da uva roxa controla o nível do LDL, o colesterol “ruim”, e favorece o HDL, o “bom”. Sendo assim, reduz o risco de aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas artérias, e protege o coração de doenças.

2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
Apesar de ser uma fruta com bastante açúcar, a uva tem baixo índice glicêmico e ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Isso porque o resveratrol aumenta a sensibilidade à insulina, o que melhora a capacidade do corpo de usar glicose. Por isso, as uvas podem ser benéficas para quem tem diabetes.

3. Melhora a saúde ocular
Por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina, as uvas fazem bem para os olhos. Esses compostos reduzem o estresse oxidativo e os danos que a luz solar causa à retina. E o resveratrol também protege contra doenças que causam a cegueira como glaucoma (elevação da pressão intraocular), catarata (perda de transparência do cristalino) e doenças oculares causadas pelo diabetes como a retinopatia.

4. Combate infecções
Os compostos fenólicos presentes na uva têm ação anti-inflamatória, ajudando na prevenção de infecções. Isso ocorre porque eles regularizam a microbiota intestinal (micro-organismos que povoam o trato gastrointestinal), favorecendo o sistema imunológico. Além disso, a presença de vitamina C contribui com o fortalecimento da imunidade.

5. Retarda o envelhecimento
O resveratrol consegue ativar alguns genes associados a um envelhecimento mais lento e aumenta a longevidade. O consumo regular de uvas evita a oxidação de proteínas, lipídeos e DNA das células, o que melhora a saúde de forma geral e impacta diretamente na quantidade de anos que a pessoa vai viver.

6. Diminui a prisão de ventre
As uvas contêm muita água e fibras, principalmente na casca. Por isso, elas ajudam as pessoas a se manterem hidratadas e a evacuar com mais frequência, reduzindo assim o risco de constipação. As fibras diminuem o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino e aumentam a massa fecal que será eliminada.

(Foto: Freepik)

Benefícios em estudo

• Diminui o risco de câncer: o surgimento dessa doença está atrelado a diversos fatores, que vão além da alimentação saudável e equilibrada, mas pesquisadores apontam que o resveratrol pode reduzir os riscos de câncer. Isso porque ele reduz a inflamação do corpo e bloqueia o crescimento e a propagação das células cancerosas. Além disso, as uvas contêm quercetina, antocianinas e catequinas, substâncias que atuam no combate ao câncer. Diversos estudos realizados em laboratório sugerem que o resveratrol retarda ou previne o crescimento de tumores no fígado, estômago, mama, cólon, sangue (leucemia) e pele. Porém mais pesquisas precisam ser feitas em humanos para comprovar este benefício.

• Melhora o funcionamento cerebral: um estudo realizado em animais mostrou que o resveratrol melhorou o aprendizado, a memória e o humor, quando ingerido por um mês. Além disso, o cérebro dos ratos cresceu e o fluxo sanguíneo aumentou. Por isso o composto poderia ser benéfico para quem tem doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. No entanto, ainda não foram realizadas pesquisas em humanos para confirmar essa hipótese.

Quantidade recomendada
Assim como qualquer alimento, vale ressaltar que o consumo deve ser moderado e dentro de uma dieta balanceada. A recomendação é consumir 10 uvas ou um cacho pequeno por dia. O ideal é sempre que possível dar preferência para a fruta in natura, mas o suco de uva integral também é recomendado, por ser saudável e preservar boa parte dos nutrientes da fruta.

Riscos e contraindicações
O consumo da uva é considerado seguro para a maioria das pessoas, mas quem tem diabetes deve consumir com moderação por causa da quantidade de açúcar da fruta. Além disso, quem tem problemas renais precisa de atenção na quantidade e frequência ingerida, por causa do potássio. Sabe-se que consumir alimentos com potássio em excesso pode ser prejudicial para indivíduos em que os rins estão comprometidos, pois não conseguem remover o excesso do mineral do sangue e isso é perigoso para saúde.

Fontes consultadas: Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Gisele Pontaroli Raymundo, nutricionista e professora de nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Patrícia Modesto, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Amanda Mineiro, nutricionista do HCor (Hospital do Coração). Referência: TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos)

Fonte: VivaBem/UOL

Revista Cariri Recomenda

Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%
Saúde

Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

9 de dezembro de 2025
Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro
Saúde

Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro

9 de dezembro de 2025
Anvisa determina recolhimento de tônicos capilares e interdita anabolizantes irregulares
Saúde

Anvisa determina recolhimento de tônicos capilares e interdita anabolizantes irregulares

8 de dezembro de 2025
Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)
Saúde

Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

7 de dezembro de 2025
Próximos
Caixa Econômica Federal abre processo seletivo para estágio remunerado; veja como se inscrever

Caixa Econômica Federal abre processo seletivo para estágio remunerado; veja como se inscrever

Chuva perde força no Ceará neste domingo e diminui número de cidades com precipitações

Chove em pelo menos 96 cidades do Ceará em 24h; Campos Sales registra 38.1 mm

Com Bolsonaro, PIB do Brasil cai 4,1% em 2020, pior queda em 24 anos

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

  • Adolescente de 13 anos é sequestrada, agredida e abusada sexualmente em Juazeiro do Norte

  • Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

  • Governo lança novas regras para CNH e promete reduzir custos para tirar a carteira de motorista

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat