Fazer dieta e praticar exercícios são as principais recomendações quando o assunto é combater o ganho de peso. Mas, para evitar a aumento nos dígitos da balança, além de prestar atenção nas calorias consumidas e gastas, talvez seja interessante também observar o tempo que você passa no celular.
Um estudo apresentado na conferência anual do American College of Cardiology na América Latina apontou que jovens que usam o celular por cinco ou mais horas por dia têm uma elevação de 43% no risco de desenvolver obesidade.
Realizada pela Universidade Simon Bolivar (Colômbia), a pesquisa avaliou 1.060 estudantes, sendo 700 mulheres com idade média de 19 anos e 360 homens, com idade média de 20 anos. Nesse grupo, 26% das pessoas com sobrepeso e 4,6% das obesos relataram usar o celular por cinco ou mais horas.
A pesquisa ainda apontou que os indivíduos que passavam esse tempo mexendo no celular tinham duas vezes mais chance de ser menos ativo fisicamente e consumir mais refrigerantes, fast-food, doces e salgadinhos.
É importante ressaltar que o trabalho ainda é preliminar e aguarda ser publicado em um periódico científico, além de ter demonstrado apenas uma associação entre o tempo de uso do celular e o excesso de gordura corporal, não que utilizar o aparelho gera o ganho de peso. No entanto, como a análise é basicamente estatística, os dados levantados servem de alerta para as pessoas diminuírem o tempo de uso do smartphone e buscarem uma vida mais saudável e ativa.
Fonte: Viva Bem/UOL