Outro dia recebi um email em que a pessoa dizia que precisava muito de ajuda para emagrecer. Ela não tinha dinheiro suficiente para comprar os produtos que a nutricionista tinha indicado: linhaça, iogurtes zero, chocolates diet, açúcar demerara, requeijão light…
Imediatamente me perguntei: em que momento uma alimentação saudável ficou diretamente ligado a gastar mais dinheiro?? Muito pelo contrário !! Arroz, macarrão , salada, carnes, frutas e legumes. Comida de verdade e com valores mais baixos. Isso sim que é bom.
Por que complicar? Por que mistificar? É simples. Basta comer comida de verdade em quantidades menores, e ficar de bem com a comida, não torne-a sua inimiga.
O que é melhor, mais barato e mais saudável: um produto industrializado com adição de químicos ou uma comidinha feita em casa? O importante e ter atenção à preparação e à quantidade. Se possível variar os legumes, tentando ter uma alimentação mais colorida e equilibrada, sem excessos, assim consegue-se garantir maior diversidade de vitaminas e minerais.
Alimentos diet e light são alimentos que apresentam alguma modificação da sua versão original. No caso dos light, a redução é na quantidade de calorias ou de algum nutriente, como gordura, sal, açúcar…. essa redução deve ser de no mínimo 25%. Então são mais saudáveis ? Sim, podem ser, dependendo do que se procura. Se for para emagrecimento, por exemplo, e a redução for de sal, não haverá grandes benefícios. Se a redução for calórica, a pessoa pode acabar comendo mais quantidade . Já os alimentos diet tem algum nutriente retirado em relação à versão original, como por exemplo, os chocolates diet que não tem açúcar, mas algum tipo de adoçante e são indicados em casos de necessidades especiais. Não significa que terão menos calorias e por isso vão ajudar no emagrecimento, apesar de o nome diet sugerir isso. Ao contrário , muitas vezes são mais calóricos e tem maiores quantidades de gordura.
Nesse mundo de hoje, com tanta opção, informação e confusão (porque é bem mais difícil separar o que importa do que é lucrativo), eu voto por descomplicar.
Pra isso as 4 regras da Organização Mundial da Saúde são fáceis de se entender e aplicar:
1 – Reduzir consumo de sal e açúcar
2 – Reduzir consumo de gordura saturada
3 – Consumir mais fibras na alimentação
4 – Manter-se hidratado
E, claro, ter na sua rotina algum movimento físico, programado ou incorporado às tarefas do dia a dia. A receita é infalível e parece que não tão cedo surgirá outra que seja melhor pra saúde, pra ficar em forma, pra ter equilíbrio na vida.
Fonte: Blog do Marcio Atalla/UOL