A população dos 55 municípios da Região Norte do Ceará agora conta com um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), o primeiro do interior do estado. O equipamento funciona no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. A inauguração ocorreu nesse sábado (2), com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; e de outras autoridades.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O serviço vai beneficiar cerca de 5 mil pacientes por ano. Os Cries atendem uma parcela da população que necessita de imunobiológicos especiais.
O governador Elmano de Freitas destaca que a ação faz parte dos investimento do Estado para ampliar e regionalizar os serviços de saúde. “O nosso compromisso é descentralizar, cada vez mais, o serviço de saúde e fortalecer o Programa Nacional de Imunização. É um equipamento muito importante voltado para o atendimento de pessoas com doenças crônicas ou comorbidades que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão”, detalhou.
No Ceará, além do novo Crie do HRN, existem mais duas unidades, localizadas no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Um dos pioneiros na implantação do serviço, o estado oferta imunobiológicos especiais desde 1994. No ano passado, foram registrados 8.509 atendimentos no HGF e 10.800 atendimentos no Hias.
A vice-governadora Jade Romero também pontuou o impacto da medida para a região. “As pessoas não vão mais precisar se deslocar até Fortaleza para tomar essas vacinas, que são de alto custo. É um importante avanço na interiorização da Saúde”.
A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, reforça que a iniciativa fortalece o Programa Nacional de Imunização no Ceará. “É mais um incentivo para vacinação em todo o estado. Nós já temos mais de 2.500 salas, e agora mais um Centro de Referência, além de duas unidades em Fortaleza. Aqui, em Sobral, temos equipe preparada e imunológico de referência, de alto custo e específico para algumas doenças”, acrescenta.
Saiba mais
No HRN o serviço funcionará com uma equipe exclusiva de segunda a sábado, das 8h às 17h. Os pacientes atendidos não precisarão entrar em fila de regulação nem necessitarão entrar pela emergência. O acesso será diretamente pelo Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) do HRN, onde a sala do Crie está localizada, com a apresentação de ficha médica que comprove as condições clínicas especiais.
Serviço:
Hospital Regional Norte (Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher – CASRM)
Endereço: Av. John Sanford, 1505, Junco – Sobral – CE