Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.274 novas mortes pela covid-19 — totalizando 103.026 óbitos pela doença desde o início da pandemia. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde ao fim da tarde de hoje.
A quantidade de casos confirmados atingiu 3.109.630, sendo 52.160 diagnósticos confirmados entre ontem e hoje. De acordo com a pasta, 2.243.124 pessoas são consideradas recuperadas da doença.
Rússia anuncia vacina
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje que o país foi o primeiro a registrar uma vacina contra o novo coronavírus. Segundo o presidente russo, a imunização está pronta para uso e foi testada em uma de suas filhas. Batizada de Sputnik 5, a vacina ainda é vista com ceticismo pela comunidade internacional por não ter cumprido testes da fase 3 — quando é aplicada em milhares de pessoas e pode durar meses.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) indicou estar em contato com autoridades russas para verificar a eficácia da vacina. No entanto, ressaltou que ela ainda não passou por aprovação do órgão internacional.
No Brasil, o governo do estado do Paraná emitiu um comunicado oficial anunciando que se reunirá amanhã com o embaixador da Rússia para discutir uma possível parceria. Caso aprovada a negociação, o governo estadual prevê que a vacina poderia ser desenvolvida em solo nacional.
Apesar do anúncio, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota afirmando não ter sido procurada pelo laboratório russo responsável pelo desenvolvimento da vacina. Para qualquer medicação ou imunização ser aplicada e comercializada no Brasil, é necessário que mantenha registro da Anvisa.
Fonte: UOL