Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Obesidade contribui para agravamento da Covid-19 em jovens, aponta estudo

Pesquisa feita no Reino Unido observou 6,9 milhões de pessoas. No Ceará, obesidade é a terceira comorbidade mais relatada dentre os casos graves

1 de maio de 2021
Obesidade contribui para agravamento da Covid-19 em jovens, aponta estudo

Segundo pesquisa feita no Reino Unido, quanto maior o índice de massa corpórea, maior a chance de agravamento da infecção pelo novo coronavírus. Risco é ainda maior entre jovens entre 20 e 39 anos de idade

PUBLICIDADE

Desde o início da pandemia de Covid-19 é sabido que a obesidade, assim como outras comorbidades, pode agravar quadros da doença. Um estudo feito no Reino Unido a partir da observação de 6,9 milhões de pessoas, publicado recentemente na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology, confirma essa tese apontando que quanto maior o índice de massa corpórea, maior a chance de agravamento da infecção.

No Ceará, conforme o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa), a obesidade está destacada como a terceira comorbidade mais relatada dentre os casos de pacientes que agravam e precisam seguir para a hospitalização, atrás apenas de diabetes e cardiopatias, respectivamente.

“O estudo [do Reino Unido] mostrou que existe relação linear. Mostrou que o índice de massa corpórea a partir de 23 já eleva o risco para hospitalização. E esse índice acima de 28 eleva o risco de morte”, explica a médica endocrinologista Ana Flavia Torquato.

Essa tendência de agravamento, segundo a especialista, se deve, principalmente, a processos inflamatórios. “Obesidade é uma doença crônica associada a uma inflamação crônica. Então, existem alterações em relação à resposta imunológica do paciente. Além disso, o paciente com obesidade frequentemente tem comorbidades associadas, doenças metabólicas como, por exemplo, diabetes, que também é um fator de risco”.

O imunologista Edson Teixeira corrobora o raciocínio de Torquato e afirma que, devido a essas inflamações, quanto maior o índice de massa corporal, maior a possibilidade, também, de microtrombos. “E isso também é um fator que pode levar ao óbito”, diz.

Obesidade em jovens
Outra constatação do estudo do Reino Unido é de que a obesidade, sozinha, pode agravar casos de Covid-19 em jovens entre 20 e 39 anos de idade. Para Torquato, esse resultado é importante porque os jovens tendem a achar que não desenvolvem casos graves da doença.

Na última sexta-feira (30), Fabrício Dionísio da Silva, 29, foi intubado em razão de sequelas da Covid-19. Ele, que é obeso e contraiu a infecção em fevereiro, havia passado 51 dias hospitalizado e estava tentando se recuperar das consequências da doença quando seu corpo inchou subitamente e a saturação voltou a cair.

Alexandrina, irmã dele, descreveu seu quadro como “preocupante, muito complicado” e comentou ter ouvido dos médicos que a obesidade seria um fator de risco, apesar da pouca idade.

Ana Flavia Torquato ressalta, também, que o isolamento social provocado pela pandemia tem aumentado a proporção de pessoas obesas e com sobrepeso no País e que isso é preocupante. “O isolamento social, apesar de necessário para evitar a contaminação, se associa ao excesso de alimentação. A pessoa tende a ‘beliscar’ mais, comer mais. Mexeu muito com a questão psicológica, ansiedade, depressão, além do sedentarismo”, alerta a médica, que chama atenção para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.

Dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgados em 2020 apontaram que, à época, no Brasil, 55,4% da população estava com sobrepeso — índice de massa corpórea acima de 25 — e 20,3% com obesidade — índice acima de 30.

Relação com vacina
Um outro estudo feito por pesquisadores italianos com trabalhadores da saúde com obesidade mostrou que, quando comparado às pessoas sem essa condição, esse público produziu cerca da metade da quantidade de anticorpos após a segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech.

O imunologista Edson Teixeira ressalta que essa pesquisa foi feita considerando um número muito pequeno de pacientes e focando somente na produção de anticorpos, o que não seria suficiente para cravar um entendimento sobre a eficácia da vacina nesse grupo ou mesmo indicar algo sobre a necessidade de reforço no esquema vacinal.

Mesmo assim, o especialista faz um paralelo com outras patologias e lembra que “para a hepatite B, para a raiva, para a influenza, há relatos na literatura mostrando que indivíduos com obesidade, quanto maior o índice de massa corporal, menor é a resposta às vacinas. Ou seja, não é uma coisa nova, mas é uma coisa que preocupa, no caso, da Covid-19”.

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com obesidade são prioridade para a vacinação contra a Covid-19 e estão incluídas na terceira etapa da campanha, que deve ser iniciada neste mês de maio.

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Festa de aniversário de 15 anos com 100 convidados é encerrada no distrito de Arajara, em Barbalha

Festa de aniversário de 15 anos com 100 convidados é encerrada no distrito de Arajara, em Barbalha

Plantio de algodão no Cariri cearense cai 80%

Plantio de algodão no Cariri cearense cai 80%

Banha de porco faz bem para a saúde?

Banha de porco faz bem para a saúde?

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat