Após as comemorações de Réveillon, muitas pessoas enfrentam o desafio de lidar com os efeitos da ressaca no primeiro dia do ano. Dor de cabeça, enjoo, cansaço e boca seca são alguns dos sintomas comuns após o consumo excessivo de álcool. Para começar 2025 com mais disposição, siga essas dicas simples, mas eficazes, para amenizar o mal-estar.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
1. Reidratação é fundamental
O álcool é diurético e pode causar desidratação, um dos principais motivos da ressaca. Beber água em abundância ao longo do dia ajuda a repor os líquidos perdidos. Água de coco e isotônicos também são boas opções, pois ajudam a restabelecer os níveis de eletrólitos.
2. Aposte em uma alimentação leve
Após uma noite de excessos, o ideal é evitar comidas gordurosas e pesadas. Invista em frutas, como melancia e melão, que têm alto teor de água, além de alimentos ricos em carboidratos, como pão integral e batata, para repor a energia. Sopas leves também são uma boa pedida.
3. Descanse o corpo
O álcool pode prejudicar a qualidade do sono, causando cansaço e irritabilidade no dia seguinte. Se possível, tire um tempo para repousar durante o dia. Uma boa soneca pode ajudar o organismo a se recuperar.
4. Consuma bebidas quentes com moderação
Chás de ervas, como hortelã, camomila ou gengibre, são aliados para aliviar náuseas e dores de cabeça. Além disso, ajudam a relaxar e a acalmar o estômago.
5. Evite mais álcool
Embora o famoso “remédio do cabelo do cachorro” (beber mais álcool para aliviar a ressaca) seja uma crença popular, ele apenas adia os sintomas e pode piorar o quadro. O melhor é dar ao corpo o tempo necessário para se desintoxicar.
6. Alivie a dor com cuidado
Se a dor de cabeça for intensa, analgésicos simples, como paracetamol, podem ajudar. No entanto, evite medicamentos sem orientação médica, especialmente se houver problemas estomacais.
Como prevenir na próxima vez
Para evitar futuros desconfortos, a dica é intercalar o consumo de álcool com água e não beber de estômago vazio. A moderação é sempre a melhor escolha para aproveitar as festas sem comprometer o bem-estar no dia seguinte.
Por Mirta Lourenço. Médica e colunista do Revista Cariri