O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira a desclassificação de 14 marcas de café torrado após identificar a presença de matérias estranhas e impurezas em níveis superiores aos permitidos pela legislação. De acordo com o comunicado oficial, os produtos foram considerados impróprios para consumo e deverão ser imediatamente retirados do mercado pelas empresas responsáveis, devido ao risco à saúde pública e à caracterização de adulteração, fraude ou falsificação.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A fiscalização faz parte da ‘Operação Valoriza’, realizada em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024. A operação foi coordenada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Durante esse período, foram coletadas 168 amostras de café para análise. As marcas desclassificadas foram identificadas como inadequadas e agora devem ser removidas dos estabelecimentos comerciais.
Confira a lista de empresas desclassificadas:
O Mapa orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromperem seu consumo e a solicitarem a substituição, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. A comercialização dessas marcas está proibida e sujeita a penalidades, incluindo multas e investigações adicionais.
“Aos consumidores que caso tenham adquirido esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor”, reforçou a nota oficial.
Por Bruno Rakowsky