Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ministério autoriza contratar 442 médicos para combater coronavírus no CE

96 municípios demandam reforço no atendimento nos postos de saúde. Por meio do Programa Mais Médicos, o Governo Federal convoca os profissionais de forma emergencial

21 de março de 2020
Ministério autoriza contratar 442 médicos para combater coronavírus no CE

(Foto: Thomas Imo/Photothek via Getty Images)

PUBLICIDADE

A ampliação da ocorrência da doença no Brasil tem demandado a criação e o fortalecimento das ações de assistência médica em todos os municípios do País. Esta semana, o Governo do Estado anunciou medidas para dar suporte às eventuais confirmações da doença. No Estado, 96 municípios – dentre eles, Fortaleza – carecem de reforço no atendimento médico nos postos de saúde e enviaram esta demanda ao Ministério da Saúde. Em resposta, Governo Federal publicou um edital convocando 442 médicos para atuarem no Programa Mais Médicos, de forma emergencial, reforçando o atendimento nos postos de saúde à população cearense durante a pandemia do coronavírus.

Segundo o edital publicado no Diário Oficial da União, quarta-feira (11), em edição extra, as inscrições devem começar amanhã (16). A justificativa do Governo Federal é que esse é um programa de provisão emergencial de médicos e pode ser usado em momentos como esse que o Brasil está vivenciando.

Pandemia de coronavírus: o que você precisa saber para se proteger

A expectativa é que os médicos já comecem a atuar nos municípios no início de abril. A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, explica que essas são vagas ociosas do programa e as próprias cidades indicaram a carência.

Conforme o boletim da Sesa divulgado na noite de ontem, no momento, sete municípios do Ceará têm casos da doença em investigação. São eles: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Camocim, Crato, Itapipoca e Tamboril. Questionada sobre a atual estrutura dos municípios para atenderem pacientes com possíveis casos de coronavírus, Sayonara avalia que “nenhum serviço de saúde está preparado para uma situação como essa. O número de pessoas que vai para internação não é muito grande. Mas, mesmo assim é preciso que a gente tenha suporte e também contrate possíveis leitos. E necessário um trabalho de retaguarda”.

Dentre as demandas apresentadas pelas próprias cidade, a Capital precisa de 155 médicos, Itapipoca com necessidade de 14 profissionais vem em segundo, seguido por Horizonte (11), Pacajus (11), Cascavel (9), Maracanaú (9) e Barbalha, Maranguape e Viçosa do Ceará com demanda por 7 médicos cada. Na convocação, o Ministério da Saúde disponibiliza recursos para contratar justamente as quantidades solicitadas pelos municípios.

Estrutura
A representante do Cosems-CE explica ainda que além desse incremento de assistência nas unidades básicas é preciso garantir os insumos para que os profissionais possam atuar, como equipamentos de proteção para boca e nariz. A expectativa, segundo ela, é que os recursos anunciados pelo Governo do Estado, esta semana, possam subsidiar também os municípios nesse sentido.

Sayonara ressalta que todos os municípios devem fazer o Plano de Contingência, pois há uma declaração emergência em saúde pública em vigor. “Cada um tem que traçar suas estratégias em consonância com o plano federal e estadual”. Na terça-feira (17), haverá uma reunião com as entidades como Cosems-CE e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) para que seja reforçada a responsabilidade de cada cidade no combate ao coronavírus.

O avanço da Covid-19 em território nacional fez com que a Sesa anunciasse, na semana passada, ações emergenciais. A estratégia mais recente da Pasta foi requisitar um hospital particular para uso público. Outra medida foi a expansão de 230 leitos na Capital e mais 150 nos hospitais regionais de Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte.

Contudo, na avaliação do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Edmar Fernandes, as alternativas projetadas “não têm efeito prático”. Segundo ele, a rede de atenção enfrenta atualmente a superlotação de pacientes internados por ocasião de doenças sazonais, típicas da quadra chuvosa. Mesmo com a inserção de novos leitos a situação pode permanecer aquém da demanda. “Considerando que os nossos hospitais estão todos sobrecarregados, a gente já imagina que capacidade para absorver mais, não tem”, pondera ele.

O médico defende a necessidade de restringir os pacientes que regressarem de locais afetados com o vírus. “Poderia determinar um local fechado, um galpão, que ainda não existe aqui no Ceará”, sugere. Em caso de avanço da doença, ele opina uma prévia articulação das unidades de saúde para desafogar os leitos. “Se a gente conseguisse, numa ação conjunta, que todos os gestores diminuíssem o tempo de internação de pacientes, que já estão para liberar leitos, e conseguir absorver os novos”.

Por outro lado, o infectologista Robério Leite considera que as medidas anunciadas representam uma “grande mobilização” das autoridades de saúde pública do Estado. A contaminação por um novo vírus, justifica, se torna uma “situação desafiadora”, mas o planejamento para identificação precoce de casos evita a rápida contaminação.

Sobre a chegada de novos médicos ao Ceará, o especialista ressalta a necessidade da contratação de mais profissionais para as equipes de saúde. “O médico coordena as ações de diagnóstico e terapia que precisam ser executadas em todos os níveis. Esse aumento de profissionais deve ser acompanhado de técnicos e enfermeiros”, pontua.

Solicitação de médicos
Fortaleza pediu a contratação de 155 médicos, Itapipoca (14), Horizonte (11), Pacajus (11), Cascavel (9), Maracanaú (9), Barbalha (7), Maranguape (7) e Viçosa do Ceará (7). Pacatuba, Quixeramobim e Tauá solicitaram 6 médicos cada. Acaraú, Aracoiaba, Crato, Morada Nova, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Várzea Alegre pediram 5 profissionais cada.

Demanda
Aracati, Bela Cruz, Iguatu, Itapajé, Itarema, Marco e Tianguá demandaram quatro médicos cada. Barroquinha, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Capistrano, Cariús, Croatá, Granja, Guaraciaba do Norte, Jaguaruana, Jardim, Massapê, Paramoti, Pedra Branca, Quiterianópolis, Senador Pompeu, Ubajara pediram três médicos cada.

Menos
Amontada, Barreira, Beberibe, Boa Viagem, Guaramiranga, Icapuí, Icó, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itatira, Jaguaretama, Nova Russas, Pires Ferreira, Quixelô, Reriutaba, Santa Quitéria, Umirim e Uruburetama pediram dois médicos cada.

Apenas um
Abaiara, Apuiarés, Ararendá, Aurora, Banabuiú, Campos Sales, Cariré, Catarina, Choro, Crateús, Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Fortim, Hidrolândia, Ibaretama, Independência, Itapiúna, Jaguaribara, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Mauriti, Meruoca, Missão Velha, Mombaça, Morrinhos, Palhano, Paracuru, Penaforte, Pentecoste, Pindoretama, Quixadá, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, Tamboril, Tarrafas, Tururu e Uruoca solicitaram um médico cada.

Por Felipe Mesquita/Thatiany Nascimento

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados
Saúde

Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

12 de dezembro de 2025
Nova vacina contra a dengue produzida pelo Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Saúde

Nova vacina contra a dengue produzida pelo Butantan começa a ser aplicada em janeiro

10 de dezembro de 2025
Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%
Saúde

Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

9 de dezembro de 2025
Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro
Saúde

Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro

9 de dezembro de 2025
Próximos
Petrobras reduz preços da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5%

Petrobras reduz preços da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5%

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Abraço ou a braço? – Por J. Flávio Vieira

Abraço ou a braço? - Por J. Flávio Vieira

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

  • Servidores do Ceará terão segunda parcela do 13º salário antecipada, anuncia Elmano

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat