Na tentativa de dar assistência aos médicos que estão atuando no combate ao coronavírus no Ceará, um treinamento básico será oferecido a pelo menos 140 profissionais nos próximos dias. O foco do curso é atualizar os profissionais sobre processos de reanimação, intubação, cricotomia, ventilação mecânica e protocolos de tratamento do Covid-19.
O Ceará registra 282 casos de novo coronavírus no estado, segundo o informe epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (27). O número de mortes pela Covid-19 permanece em três.
Coordenado pelos médicos Bruno Cavalcante e Kit Rola, por meio do Núcleo de Capacitação e Simulação em Saúde (Av. Santos Dumont, 1687), e viabilizado pela Associação Médica Cearense (AMC) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), o curso formou a primeira turma de 20 médicos neste sábado (28).
Gratuito, ele apresenta uma parte-prática presencial e outra teórica. “Muitos médicos vão ser chamados para linha de frente nas próximas semanas e precisam estar preparados. A doença é nova e tem detalhes nas condutas que são diferentes das que estávamos habituados”, expõe o presidente da Associação Médica Cearense, Carmelo Leão.
Os profissionais que trabalham em hospitais ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e que precisam de uma atualização no que diz respeito a emergências por Covid-19 são o público-alvo desta ação.
Mas Carmelo Leão garante que as aulas teóricas estão sendo gravadas, e que serão disponibilizadas para todos os médicos do País, sem custo, por meio de uma plataforma comum a estes profissionais. Vale ressaltar que todos os instrutores e monitores serão voluntários.
Quanto aos outros profissionais que passarão pela formação presencial nos próximos dias, o presidente da AMC ressalta que o calendário ainda está sendo definido. “Pretendemos realizar as outras turmas no decorrer da próxima semana. Estamos correndo contra o tempo”, conclui.
Fonte: G1 CE