Mais de 1 bilhão de jovens de todo o mundo correm o risco de sofrer perda auditiva por ouvir música alta – seja utilizando fones de ouvido, ou até ouvindo música ao vivo, por caixas de som. O alerta foi feito por pesquisadores da universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Quase 24% dos jovens de 12 a 34 anos usam fones de ouvido com o som alto demais. E dentro dessa faixa etária, 48% ouvem música em volume excessivo nos locais de entretenimento, como bares e casas noturnas, segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde. O número representa 1,4 bilhão de jovens, de acordo com a fonoaudióloga Lauren Dillard, que coordenou o projeto.
O grande motivador da perda auditiva é a combinação entre o volume excessivo e a exposição por longos períodos. O som alto provoca a fadiga de células sensoriais do ouvido.
“Um alerta é quando a pessoa começa a ouvir zumbidos, que são perdas temporárias da audição. Com o tempo, a perda pode se tornar permanente”, explica Dillard.
Sabendo que ouvir música alta causa distração – muitas vezes a pessoa não percebe da altura do áudio, por estar se divertindo – a fonoaudióloga explica que a recomendação é não ultrapassar os 70% do volume máximo, e usar protetores de ouvido em lugares com música alta.
Fonte: g1