Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Losartana: Anvisa aconselha não interromper uso do medicamento

Medley retirou remédio para pressão alta das prateleiras por causa de impurezas que podem trazer riscos à saúde

25 de março de 2022
Médicos alertam para riscos da ivermectina no combate ao coronavírus

(Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

Diante das dúvidas geradas a partir do anúncio de recolhimento de remédios com losartana da marca Medley, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu esclarecer alguns pontos para os brasileiros que fazem uso do medicamento.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

A Sanofi/Medley anunciou a coleta preventiva e a suspensão da comercialização de seus produtos com losartana devido à presença de impurezas que podem trazer prejuízos para a saúde. O remédio passará por uma reformulação antes de retornar ao mercado.

“A orientação da Anvisa é que os usuários de losartana não interrompam o uso do produto por conta própria. A losartana  pertence à classe conhecida como “sartanas”, que são medicamentos seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.  A interrupção do tratamento com a losartana sem a orientação médica correta pode levar a problemas graves, tais como episódios de hipertensão”, escreveu a agência em um comunicado.

Veja abaixo o tira-dúvidas da Anvisa sobre o recolhimento do losartana:

Quais são os lotes de losartana recolhidos?
O recolhimento é referente aos lotes mais recentes de losartana. Eles estão especificados no site da Anvisa.

• Losartana potássica – Sanofi Medley
• Losartana potássica + hidroclorotiazida – Sanofi Medley
• Lorsacor e losartana potássica – Sandoz

Esses lotes ainda estão no mercado?
A Anvisa garante que os fabricantes já concluíram o recolhimento dos remédios com losartana que continham impurezas. Além disso, a partir da publicação das resoluções da agência reguladora que suspenderam a comercialização, nenhum lote desses produtos pode ser colocado à venda.

O que o paciente deve fazer?
Os pacientes não devem interromper o tratamento, a menos que tenham sido aconselhados pelo seu médico, orienta a Anvisa. A agência recomenda, ainda, que os pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento atual conversem com seu médico ou farmacêutico.

Qualquer suspeita de eventos adversos deve ser notificada à Anvisa e informada ao médico responsável. A notificação pode ser enviada diretamente à agência.

Quais medicamentos contendo losartana foram recolhidos?
Os recolhimentos foram realizados voluntariamente por alguns fabricantes e afetam somente os lotes dos produtos nos quais o controle de qualidade identificou a presença da impureza azido. Consulte os lotes afetados nos links do tópico “ Quais são os lotes de losartana recolhidos?”.

De onde vêm essas impurezas?
A presença da impureza azido pode ser resultado do próprio processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo, ou seja, um subproduto de interações químicas que acontecem durante a produção da substância, esclarece a Anvisa.

As primeiras informações, recebidas no segundo semestre de 2021, indicavam a possível presença de impurezas do grupo azido, potencialmente mutagênicas (capazes de causar mutações, ou seja, de alterar o código genético de um indivíduo) em certas substâncias ativas da classe das sartanas.

As substâncias têm sido identificadas pelo próprio controle de qualidade dos fabricantes, que seguem a regulamentação da Anvisa que determina o controle sobre impurezas em medicamentos. Este processo é contínuo dentro da rotina da empresa, a fim de garantir que os produtos comercializados sejam adequados ao consumo.

Qual o risco para pacientes que fazem uso contínuo desses medicamentos?
O recolhimento é uma medida de precaução. Não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade.  Assim, não há risco imediato em relação ao uso desse medicamento, afirma a agência.

“A Anvisa continuará a monitorar a presença de impurezas nos medicamentos e adotará todas as medidas que forem necessárias à proteção da saúde da população. É importante reforçar que os profissionais de saúde e pacientes podem comunicar à Agência suspeitas de eventos adversos com o medicamento”, escreveu a reguladora no comunicado.

Relembre o caso
Os remédios da Sanofi Medley com Losartana foram recolhidos preventivamente devido à “presença de impurezas mutagênicas nos produtos”. Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula, mas ainda não há nenhuma evidência de que o produto tenha provocado problemas.

Em um comunicado enviado a médicos, a farmacêutica relata que a Direção Europeia para a Qualidade de Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) exigiu uma análise para identificação da possível presença de uma impureza azido (“LADX”) nos remédios contendo losartana. E que, como medida de segurança e prevenção, a fabricação e a liberação desses produtos nas fábricas da Sanofi Medley foram suspensas até novas investigações.

A empresa garante que não recebeu relatos de eventos adversos que pudessem associar o uso de medicações com Losartana ao surgimento de problemas de saúde causados por mudanças no DNA de células.

Como funciona o Losartana?
A Losartana é um remédio indicado para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca. Ele pertence à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina. A angiotensina é uma substância responsável pela vasoconstrição, ou seja, estreitamento dos vasos sanguíneos. O medicamento impede a ligação desta substância aos seus receptores, impedido a diminuição do diâmetro das artérias.

A pressão alta é o resultado da relação entre a frequência cardíaca e a resistência periférica dos vasos arteriais. O não estreitamento dos vasos sanguíneos impede a elevação da pressão arterial. Em contrapartida, quanto mais fechadas estiverem as artérias, mais rápido e forte terá que bater o coração para conseguir fazer com que o sangue flua pelos vasos, aumentando assim a pressão arterial.

Sendo o coração um músculo, o esforço contínuo faz com que ele aumente de tamanho ao longo do tempo. No entanto, o aumento da musculatura cardíaca provoca desarranjos em sua funcionalidade, comprometendo a capacidade de contração (que faz parte do movimento do batimento cardíaco). Esse problema resulta na insuficiência cardíaca.

Fonte: Agência O Globo

Revista Cariri Recomenda

Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir
Saúde

Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

17 de dezembro de 2025
Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Saúde

Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

16 de dezembro de 2025
Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo
Saúde

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo

14 de dezembro de 2025
Ceará antecipa vacinação contra a influenza para crianças; veja data
Saúde

Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

14 de dezembro de 2025
Próximos
Saiba o significado da Data Magna e por que é feriado no Ceará

Saiba o significado da Data Magna e por que é feriado no Ceará

Datafolha: Lula tem 43%; Bolsonaro marca 26% no 1º turno

Datafolha: Lula tem 43%; Bolsonaro marca 26% no 1º turno

Acidente com motocicletas deixa uma pessoa morta e uma ferida em Crato

Acidente com motocicletas deixa uma pessoa morta e uma ferida em Crato

Mais Lidas

  • Cearenses que tiveram a CNH vencida em 2020 poderão renovar o documento em 2021; veja calendário

    IPVA 2026 no Ceará terá desconto de até 10% e arrecadação estimada em R$ 2,24 bilhões; veja calendário

  • Lindomar Castilho morre aos 85 anos e deixa legado marcado por sucesso musical e tragédia pessoal

  • Obra do Museu do Ciclo do Couro, em Nova Olinda, se aproxima dos 90%

  • Suspeita de desvios e R$ 470 mil em armário: entenda a operação contra Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

  • Governo do Ceará sanciona criação da Empresa Cearense do Audiovisual e plano de carreiras da Cultura

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat