Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Internações por síndromes gripais caem 96% no CE em relação ao pico

Na última semana de julho, os casos de hospitalização por SRAG no Ceará foram 28 vezes menores que em maio, na semana de maior registros. Mesmo com diminuição, especialistas mantêm alerta e necessidade de isolamento

11 de agosto de 2020
Internações por síndromes gripais caem 96% no CE em relação ao pico

(Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já reconheceu que o Estado atravessou dois picos de casos da Covid-19: o primeiro no dia 20 de março, e outro entre 1º e 20 de maio, mais intenso. Contudo, atualmente, há uma tendência de desaceleração na transmissão da doença e menor demanda assistencial. Segundo o sistema Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos reportados de internação por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Estado, na última semana de julho, são 96% menores do que os da primeira semana de maio, que detém o recorde de registros.

Conforme os dados extraídos do Infogripe e analisados pelo Núcleo de Dados do Sistema Verdes Mares, a semana epidemiológica 19 – entre 3 e 9 de maio – registrou 1.883 notificações de SRAG, número 49 vezes maior do que os 38 da mesma semana de 2019. Já na semana 31 – entre 27 de julho e 1º de agosto -, foram apenas 66 registros, seis vezes maior que o igual período do ano passado, com dez registros. Em relação à semana 30, imediatamente anterior, a queda foi de 77%.

“Nasceu de novo”. É como descreve Luciana Maria de Oliveira, esposa de Adão José de Holanda, sobre os cerca de 15 dias que o marido passou internado no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Diagnosticado com coronavírus em junho, ele foi tratado na unidade e já retornou ao convívio da família, no bairro Edson Queiroz. “Passaram medicação para tomar em casa e, graças a Deus, hoje ele está bem. A gente continua tomando cuidado porque ninguém sabe direito se pode ter de novo, mas ele não sentiu mais nada”, comemora.

A introdução da Covid-19 entre as doenças respiratórias em circulação no Ceará teve efeito avassalador na demanda das redes de saúde. Ainda segundo o Infogripe, os casos registrados entre janeiro e julho de 2020 são 22 vezes maiores que os registrados no mesmo período do ano passado. O sistema dá conta de 15.796 ocorrências nos primeiros sete meses deste ano, contra 716 em igual intervalo anterior. Os 15.080 casos excedentes levam à preocupante porcentagem de 2.106% de aumento.

Ano atípico
Os dados do Infogripe se aproximam das informações divulgadas pela própria Sesa, no mais recente boletim epidemiológico semanal da Pasta. Até 3 de agosto, 15.415 pessoas com SRAG foram hospitalizadas; a maioria (56,7%) homens. Ao todo, neste ano, o Ceará notificou 30.360 casos de SRAG ao sistema de informações sobre gripe do Ministério da Saúde, sendo que 16.945 testaram positivo para o novo coronavírus e 270 para outros agentes – metade destes por influenza.

Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, comenta que 2020 é um ano atípico, de epidemia, logo “teremos um número maior de síndromes gripais e respiratórias agudas graves”. “Isso não significa que a gente esteja numa segunda onda, porque para isso precisamos comparar com semanas anteriores desse mesmo ano. Nossa análise de reabertura e controle de óbitos se faz assim, não comparando com o ano passado”, garante.

Isolamento
O infectologista Robério Leite, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), reforça que a adesão dos cearenses ao isolamento foi fator importante para desacelerar a propagação da doença. “Se começa a diminuir a taxa de incidência em um determinado local, começa a ter uma curva de declínio. Menos pessoas estão sendo infectadas e menos precisam de atenção. O isolamento era para diminuir a velocidade de transmissão e a taxa de incidência”, ressalta.

Porém, o especialista indica que o cenário ainda é muito “instável” para garantir a continuidade dos bons indicadores. Isso porque Fortaleza, embora com números em queda, mantém “comunicação forte” com municípios do Interior. “Você tem uma nova dinâmica chegando na região, retroalimentada na Capital. À medida que a gente vai voltando ao normal, com menos cuidados, os números vão mudando”, explica. O alerta de casos retornando do Interior para as capitais, chamado “efeito bumerangue”, foi divulgado por pesquisadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste no início de julho.

Atenção
Segundo o último boletim do Observatório Covid-19, também da Fiocruz, o Ceará tem 8,9 de taxa de incidência de SRAG a cada 100 mil habitantes, abaixo da média nacional de 10,2 entre a mesma população. Ainda assim, o Estado fica em terceiro no Nordeste, atrás de Alagoas (18,4) e Sergipe (12,3), e ocupa a 12ª posição entre as unidades federativas. Os pesquisadores indicam “situação de alerta para todo o País”.

Nas últimas semanas, diante da “grande flutuação no número de casos” e aumentos em algumas áreas, os estudiosos recomendam avaliar com maior atenção a flexibilização do isolamento, a interiorização da pandemia e a disponibilidade de testes para detecção da doença.

Para o infectologista Robério Leite, ainda é incerto definir como a Covid-19 vai agir no Ceará neste segundo semestre, caracterizado por menor ocorrência de chuvas, baixa umidade do ar e tempo mais seco. Assim como outros vírus respiratórios, “é possível” que a doença tenha uma sazonalidade, embora no clima tropical essa característica não seja tão marcante.

“Nada impede que a gente tenha novos picos mais para frente. Os vírus respiratórios se comportam dessa maneira, podem ocorrer o ano todo. Como a Covid-19 vai se comportar, realmente é muito difícil de dizer. Quando você observa uma pandemia, isso muda, é realmente imprevisível”, examina o médico.

Magda Almeida, da Sesa, reitera a impossibilidade da previsão, mas observa que o coronavírus segue um fluxo semelhante à influenza. “Ele entrou aqui na nossa quadra invernosa e, quando começamos a entrar em outra estação, diminuiu. No Sul, também entrou na época do inverno, mas São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, foram atingidos antes disso. Parece ter relação com a sazonalidade, mas não dá pra falar com certeza”, afirma.

Por Nícolas Paulino

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo
Saúde

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo

14 de dezembro de 2025
Ceará antecipa vacinação contra a influenza para crianças; veja data
Saúde

Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

14 de dezembro de 2025
Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado
Saúde

Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado

13 de dezembro de 2025
Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados
Saúde

Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

12 de dezembro de 2025
Próximos
Projeto fortalece troca de saberes com as meizinheiras do Cariri e os conhecimentos populares sobre plantas medicinais

Projeto fortalece troca de saberes com as meizinheiras do Cariri e os conhecimentos populares sobre plantas medicinais

FGTS: Conselho aprova distribuição de R$ 7,5 bi do lucro aos trabalhadores

FGTS: Conselho aprova distribuição de R$ 7,5 bi do lucro aos trabalhadores

Como equilibrar vida pessoal e profissional no home office

Como equilibrar vida pessoal e profissional no home office

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Mais de 2 mil hectares são embargados por desmatamento ilegal na Chapada do Araripe

  • Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

  • Moraes autoriza exame de ultrassom em Bolsonaro dentro da prisão

  • Presa na Itália, Carla Zambelli renuncia ao mandato na Câmara após condenações no STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat