Você já se pegou apertando repetidamente o pino de uma caneta? Ou não consegue ver um plástico bolha que já corre para estourar? Se sim, então você já está no caminho de compreender o objetivo dos fidget toys.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Após quase dois anos de pandemia, é provável que a rotina das famílias tenha ficado mais estressante e, os seus integrantes, mais ansiosos. O fidget toy, brinquedo cuja tradução seria brinquedo antiestresse ou brinquedo de inquietação, surgiu justamente com o intuito de aliviar o estresse e a ansiedade.
Quer saber mais sobre esses brinquedos incríveis? Então continue lendo o post de hoje!
O que são os fidget toys?
Os fidget toys são brinquedos sensoriais que vêm em infinitas formas, cores e tipos de materiais e que têm como principal objetivo incentivar o bem-estar por meio do toque e dos sons. Foram elaborados para apertar, puxar, torcer, empurrar, entre outras possibilidades a serem exploradas por cada pessoa.
Eles são, geralmente, brinquedos pequenos, que cabem nas mãos, podendo ser usados tanto por crianças quanto por adultos. São considerados instrumentos que auxiliam no foco e na concentração, pois possibilitam que o cérebro execute informações extras.
O modelo mais popular de fidget toys, atualmente, é o bubble, uma versão do plástico bolha que corremos para estourar sempre que nos deparamos com um. Ele é fabricado em silicone e tem bolhas que fazem um som de estouro, que é chamado de “pop it”, a cada vez que você as pressiona.
Após estourar totalmente um lado, basta virar o brinquedo para começar novamente. Com isso, tem-se um plástico bolha interminável!
Tipos de fidget toys
Apesar de o bubble ter virado um sucesso agora, outros fidget toys já surgiram em outras ocasiões. Por exemplo, temos o cubo mágico e o spinner.
O spinner foi criado nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, quando uma mãe esboçou o objeto para a filha de sete anos que sofria com problemas neurológicos. Ele contém três prolongamentos de plástico, podendo ser pressionado e, com isso, gira e entretém as pessoas.
O brinquedo ganhou popularidade no Brasil em 2017, sendo comprovado por profissionais que poderia contribuir em questões psicológicas. Atualmente, ele segue o mesmo objetivo de quando foi criado, mas os modelos mudaram ao longo do tempo.
Quais os benefícios?
Os fidget toys podem auxiliar em crises de ansiedade, crises de estresse e ajudar em sintomas de doenças somatizadas.
Além do alívio de crises psicológicas, devido às cores e texturas, o bubble fidget toy ainda pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor das crianças.
E isso acontece porque o estímulo de cores pode ser um bom aliado à cognição e à identificação do sistema neurológico. Além disso, o brinquedo também pode ser um modo de estimular o relacionamento entre pais e filhos.
Fonte: Seleções