Todo mundo já ouviu que o consumo de cerveja pode atrapalhar o emagrecimento —principalmente quem adora “tomar umas” com os amigos. Mas será que a bebida é realmente a “vilã” da dieta?
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), não é nada impossível emagrecer mesmo bebendo cerveja —como foi o caso do cantor Leonardo em 2018.
“Se você mantém uma dieta saudável e pratica atividade física regularmente, não é a cerveja do fim de semana que vai impedi-lo de perder peso”, explica Fujiwara. Ainda segundo a especialista, é possível equilibrar com a dieta e exercícios e reservar o consumo de bebidas alcoólicas para momentos específicos, sem exagerar.
É importante lembrar que, em excesso, toda bebida alcoólica pode engordar. Quem determina o valor calórico da bebida é justamente seu teor alcoólico e a presença de carboidratos, gorduras ou proteínas na fórmula. A cerveja, por exemplo, possui teor alcoólico de cerca de 5%, e em 100 ml você ingere mais ou menos 40 calorias.
O que pode fazer com você consuma menos calorias é o tamanho da dose, além de quantos copos você toma em uma noite. Enquanto uma dose de cerveja geralmente tem 350 ml —quantidade de uma lata ou long neck—, uma dose de cachaça, vodca ou uísque possui 40 ml. Já a de vinho conta com 180 ml.
Para piorar, as pessoas geralmente bebem menos doses de destilados, já que são mais fortes, do que de cerveja. Uma latinha tem cerca de 140 calorias. E muitas vezes as pessoas tomam seis, sete, oito cervejas em uma noite, o que alcança facilmente 1.000 calorias.
“De uma forma geral sugiro que o indivíduo reserve fins de semana ou ocasiões especiais para ingerir álcool, alterne sempre esse consumo com água e que preste atenção nos acompanhamentos”, diz a nutricionista. Portanto, nada de frituras ou petiscos muito calóricos.
A dica, como sempre, é equilíbrio. Você não precisa deixar de beber socialmente, mas se quiser emagrecer, equilibre a saideira com muito exercício e uma alimentação saudável.
Fonte: VivaBem/UOL