Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. A principal causa da doença é a alimentação errada, mas também pode surgir desde o nascimento, dependendo se é diabetes tipo 1 ou tipo 2. É uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Sintomas
Os sintomas da diabetes podem variar de acordo com o tipo da doença, porém de forma geral os primeiros sinais e sintomas da diabetes são cansaço frequente, muita fome, perda de peso repentina, muita sede, muita vontade de ir ao banheiro e escurecimento de dobras, como a da axila e do pescoço. Os 10 sinais e sintomas precoces mais comuns do diabetes são:
1. Poliúria (urinar a toda hora);
2. Polidipsia (excessiva sensação de sede);
3. Cansaço e falta de energia;
4. Perda de peso;
5. Polifagia ou hiperfagia (fome frequente);
6. Visão embaçada;
7. Cicatrização lenta;
8. Infecções frequentes;
9. Mau hálito;
10. Cetoacidose diabética.
Prevenção
Para prevenir o diabetes, é importante adotar um estilo de vida saudável. Algumas dicas para prevenir o diabetes são:
1. Manter um peso saudável
Manter um peso adequado para a idade, sexo e altura é muito importante para conseguir regular de forma efetiva a glicemia, pois pessoas com diabetes e que estão em sobrepeso ou obesidade, com o índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25kg/m², podem ter o controle da glicemia prejudicado, pela diminuição na captação de glicose pela insulina, além de apresentarem mais riscos para doenças do coração e acidente vascular cerebral (AVC).
2. Praticar atividades físicas
Realizar atividade física regularmente pode ajudar a evitar a diabetes. O exercício físico ajuda a controlar a glicemia, além de ajudar a manter o peso saudável.
3. Manter uma alimentação saudável
Adotar uma alimentação diversificada e rica em fibras, como frutas, verduras e legumes, pode ajudar a prevenir o diabetes. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e carboidratos refinados, como doces, refrigerantes e massas.
4. Evitar o tabagismo
O tabagismo é um fator de risco para o diabetes, pois aumenta a resistência à insulina e pode levar ao desenvolvimento da doença.
5. Controlar o estresse
O estresse pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, por isso é importante controlá-lo. Algumas técnicas para controlar o estresse incluem a prática de atividades físicas, meditação e yoga.
6. Realizar exames regulares
Realizar exames regulares para verificar os níveis de açúcar no sangue é importante para prevenir o diabetes. Pessoas com histórico familiar de diabetes, obesidade ou que apresentam sintomas da doença devem realizar exames com mais frequência.
Tratamento adequado
Para o tratamento do diabetes, de qualquer tipo, é necessário usar medicamentos antidiabéticos que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, como Glibenclamida, Gliclazida, Metformina ou Vildagliptina, por exemplo, ou mesmo a aplicação da própria Insulina sintética.
No diabetes tipo 1, é sempre preferível utilizar a Insulina, pois neste tipo de diabetes, o pâncreas não consegue produzir este hormônio6. Já no diabetes tipo 2, é possível utilizar diferentes tipos de antidiabéticos, que podem ser combinados, como forma de diminuir as taxas de glicose no sangue.
Além disso, tanto no diabetes tipo 1 quanto no tipo 2 é recomendado seguir uma dieta especial, com ajustes na quantidade de calorias e de glicose, além da realização de exercícios físicos, como caminhadas, dança ou ciclismo, por exemplo, pois fazem com que haja uma melhor captação de açúcar no sangue, assim como uma maior sensibilidade do organismo à insulina.
Lembre-se que o diabetes é uma doença crônica que requer atenção e cuidado contínuo. Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é possível controlar a doença e manter uma vida saudável.
Por Bruno Rakowsky