Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Combate à AIDS: veja respostas aos mitos sobre o vírus e a doença

Lista desfaz alguns mitos sobre o vírus HIV e a AIDS, esclarecendo algumas dúvidas que as pessoas possam ter por falta de informação

1 de dezembro de 2020
Dia Mundial do Combate à AIDS: veja respostas aos mitos sobre o vírus e a doença
PUBLICIDADE

O dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate à AIDS. Na data, é feita a conscientização sobre o vírus HIV e a AIDS, não só em relação ao entendimento do que é a doença e a importância da prevenção, como também para quebrar alguns tabus que foram construídos ao longo dos anos.

Pensando nisso, criamos uma lista com alguns mitos e verdades sobre o vírus HIV e a AIDS, esclarecendo algumas dúvidas que as pessoas possam ter por falta de informação. Porém, antes disso, é preciso entender melhor o que significa cada um dos termos e as suas diferenças.

O que é HIV? E AIDS?
Uma das maiores dúvidas que possam surgir com a AIDS e o HIV é a diferença entre os dois termos, e em que momento usá-los. O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que provoca a doença chamada AIDS que, por sua vez, ataca o sistema imunológico da pessoa infectada, fazendo com que o seu organismo não consiga se defender de doenças.

Sendo assim, ser infectada com o vírus HIV não significa, no entanto, que a pessoa está com AIDS. Existem várias pessoas com o vírus, chamadas de soropositivas, que passam anos com esse invasor no organismo sem que a doença se manifeste. No entanto, isso não significa que a pessoa não possa passar o vírus para outras, sendo importante, então, conscientizar para a prevenção.

Agora que você já sabe o que significam os termos, chegou a hora de desmistificar alguns tabus sobre o vírus HIV e a AIDS.

Estar contaminado com o HIV é uma sentença de morte?
Antigamente, lá nos anos 1980 e 1990, muitas pessoas perderam a batalha contra a doença, inclusive pessoas famosas, como Cazuza e Freddie Mercury. Então, quando a pessoa era diagnosticada com o vírus HIV no organismo, era praticamente o mesmo que receber a sua sentença de morte e começar a contar os dias para o seu fim.

No entanto, hoje em dia nada disso acontece, pois com o tratamento adequado já descoberto, uma pessoa que contraiu o vírus HIV pode viver normalmente desde que se cuide seguindo todos os passos aconselhados pelos médicos, mesmo que ainda não tenha uma cura. Quando um paciente é diagnosticado com o vírus ou com a doença, logo ele começa a ser medicado com medicamentos antirretrovirais (ARV), que inibem a multiplicação do HIV e evitam que o sistema imunológico seja enfraquecido.

Felizmente, aqui no Brasil, o tratamento é gratuito desde 1996 e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e desde 2013 está liberado para todas as pessoas, independente da carga viral de cada um.

Pessoas heterossexuais não têm AIDS?
No passado, os casos mais conhecidos de HIV e AIDS eram de homens gays, criando um tabu que só reforçou o preconceito. Porém, todas as pessoas estão vulneráveis a contrair o vírus e a desenvolver a doença, independente da orientação sexual e do estilo de vida.

Já que existe tratamento, não é tão ruim assim?
Mesmo que hoje o tratamento da AIDS e do HIV seja acessível, pelo menos aqui no Brasil, e que seja possível viver normalmente dessa forma, não significa que o vírus não poderá trazer complicações de saúde, ou ainda oferecer risco de morte. É preciso pensar que existem diferentes grupos sociais que talvez não consigam se tratar da forma adequada, então a melhor solução sempre vai ser a prevenção em vez de se arriscar a ter um vírus perigoso no organismo para o resto da vida.

A AIDS deixa uma aparência característica na pessoa?
Um costume que foi herdado do início da doença é que é possível dizer que uma pessoa está com AIDS devido à sua aparência, o que, inclusive, rende brincadeiras de mau gosto. No entanto, os sintomas da doença não são notáveis, uma vez que eles podem estar relacionados a outras infecções, que provocam febre ou fadiga, durando apenas algumas semanas.

Então, uma pessoa que está com o vírus do HIV terá a aparência saudável e diferente de pacientes que sofrem de outras doenças crônicas. O que pode acontecer com a aparência estereotipada é a pessoa estar com alguma outra doença que trouxe complicações e que não está se tratando.

Pessoas com HIV podem ter filhos de maneira segura?
Outra dúvida que surge quando se fala em HIV é se há a possibilidade de ter filhos com segurança, sem que eles sejam infectados. Felizmente, com a medicina, isso já é possível, basta seguir o tratamento com os medicamentos ARV da forma recomendada pelos médicos, fazendo a ingestão correta diariamente antes, durante e após a gravidez. Com isso, os riscos de infecção são menores que 1%.

Já no caso de o homem ser a pessoa que carrega o vírus HIV, a mulher também pode ingerir os medicamentos, sempre da forma recomendada por um especialista, para diminuir o risco de transmissão. Os homens que possuem HIV e fazem o tratamento com medicamentos antirretrovirais contam com a chance de contaminação para o bebê de quase zero, caso a carga viral se torne indetectável.

Se uma pessoa com HIV se trata com PrEP, ela precisa usar preservativo?
Existe uma medicação chamada profilaxia pré-exposição, também conhecida pela sigla PrEP, que é usada antes da exposição da pessoa ao vírus HIV, que de fato funciona muito bem como forma de prevenção. Isso não significa, no entanto, que não exista a necessidade de usar preservativo na hora de ter relações sexuais, visto que a medicação não previne contra outras doenças sexualmente transmissíveis.

Quando a pessoa testa negativo para HIV, ela pode fazer sexo sem proteção?
Se uma pessoa desconfia que está infectada com o vírus HIV, e de fato está, há a possibilidade de que o resultado do primeiro teste ainda não seja positivo. Então, é necessário esperar, pelo menos, três meses, para que seja possível detectar a presença de anticorpos que surgem com a infecção. Então, sempre depois do primeiro teste, é recomendado refazer 90 dias depois.

Se os dois parceiros possuem HIV, não é preciso usar preservativo na relação sexual?
A recomendação médica é que, mesmo se ambos os parceiros possuem o HIV no organismo, o uso do preservativo seja levado em conta de qualquer forma, pois existe a chance de que uma cepa diferente do vírus ser transmitida à outra pessoa. Em casos mais raros, pode acontecer a transmissão de uma forma de HIV que é considerada uma superinfecção, vinda de uma cepa que é resistente às medicações antirretrovirais usadas no momento.

Beijo pode passar o vírus HIV?
Desde que o vírus HIV se tornou pauta, muitas pessoas ainda nutrem dúvida em relação à forma na qual ele é transmitido. Felizmente, o simples toque ou um beijo não transmitem o vírus, e isso acontece apenas quando há o contato com o sangue do infectado, em transfusões de sangue ou o compartilhamento de agulhas, ou através dos fluidos da relação sexual, como o esperma. Por isso, é importante sempre usar preservativos.

Em caso de suspeita de contaminação, é preciso buscar ajuda médica para a realização do exame o quanto antes, assim como para o uso dos medicamentos.

Fonte: Canaltech (Com informações de Healthline e Ministério da Saúde)

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
ONU prevê que Covid vai causar maior crise mundial desde 2ª Guerra em 2021

ONU prevê que Covid vai causar maior crise mundial desde 2ª Guerra em 2021

Agricultores morrem após beberem veneno achando se tratar de cachaça

Agricultores morrem após beberem veneno achando se tratar de cachaça

Desmatamento na Amazônia volta a bater recorde e cresce 9,5% de 2019 a 2020

Desmatamento na Amazônia volta a bater recorde e cresce 9,5% de 2019 a 2020

Mais Lidas

  • Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais

    Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat