Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Descoberta de substâncias que potencializam a ação de antibióticos pode render patente para a UFCA

Proteínas isoladas de plantas da Chapada do Araripe tem a capacidade de potencializar a ação de antibióticos destinados ao tratamento de infecções causadas por bactérias, evitando super dosagens do medicamento

24 de fevereiro de 2022
Descoberta de substâncias que potencializam a ação de antibióticos pode render patente para a UFCA

(Foto: Gabriela Meneses/UFCA)

PUBLICIDADE

Um grupo de proteínas isoladas de plantas da Chapada do Araripe tem a capacidade de potencializar a ação de antibióticos destinados ao tratamento de infecções causadas por bactérias, evitando super dosagens do medicamento e, dessa forma, prevenindo resistência das bactérias e efeitos adversos ao corpo humano. A descoberta, que surgiu a partir de pesquisa desenvolvida pelo professor Claudener Souza Teixeira, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), pode render uma patente para a instituição.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

O pedido de patente de invenção foi solicitado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) neste mês de fevereiro e aguarda análise do órgão. Além dele, estão como inventores da patente Valdenice Ferreira dos Santos, estudante de mestrado na época da pesquisa e hoje doutoranda da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Henrique Douglas Melo Coutinho, professor da Universidade Regional do Cariri (Urca).

A descoberta faz parte dos esforços de pesquisa da equipe e do apoio dos laboratórios das respectivas instituições. Parte do estudo desenvolvido por Claudener Teixeira, também é fruto do investimento que ele tem recebido do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por ser bolsista de Produtividade em Pesquisa.

Pesquisa
Conforme o pesquisador, em virtude do uso indiscriminado de antibióticos, algumas bactérias desenvolveram resistência a certas dosagens e tipos desse medicamento. Por isso, em determinados tratamentos, é preciso aumentar a dose ou utilizar um antibiótico mais forte para que tenha efeito.

O problema disso, de acordo com Claudener Souza, são as reações adversas no corpo humano e a resistência das bactérias. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2050, se nada for feito, os antibióticos de uso comum estarão ineficazes para boa parte das bactérias e isso é um grande problema mundial. Se nada for feito, uma grande parcela dos antibióticos perderão a sua eficácia”, ressaltou.

Diante da situação, o professor começou a estudar formas de potencializar a ação dos antibióticos, a fim de que as doses fossem reduzidas. Junto com a equipe, Claudener descobriu que as lectinas, um tipo de proteína, poderiam potencializar os efeitos de antibióticos da classe dos aminoglicosídeos.

Um exemplo desse tipo de antibiótico é a gentamicina, um dos mais utilizados e que atua em infecções bacterianas no pulmão, na pele, nas articulações, no estômago, no sangue e no trato urinário.

“A gente percebeu que esse antibiótico sozinho tinha o efeito com uma concentração x. E, quando a gente administrava em conjunto com a proteína, a proteína potencializava o efeito do antibiótico cerca de 80 vezes”, ressaltou o pesquisador. De acordo com Claudener Teixeira, o uso de uma dose bem menor do antibiótico pode reduzir consideravelmente os efeitos adversos em pacientes, principalmente naqueles que já têm comorbidades.

A gentamicina, por exemplo, pode ter efeitos adversos que atingem o sistema renal e o sistema nervoso, especialmente em pacientes que já têm histórico de problemas de saúde nos rins, além de depressão, perda de peso, alergias na pele, vômitos, aumento ou redução da pressão, entre outros.

Outros usos
Além do uso para potencializar antibióticos, a pesquisa desenvolvida também descobriu que as proteínas podem ser usadas como biossensores para identificar os níveis de antibióticos presentes em carnes e leite. “Se você consome carne e leite com antibiótico, também traz problemas no seu corpo. Essa proteína interage com alguns antibióticos. Dessa forma, será possível criar um biossensor para avaliar a qualidade das carnes e dos leites consumidos”, explicou.

Pedido de patente
Uma patente de invenção garante aos inventores a propriedade intelectual sobre aquele invento. Isso quer dizer que o registro protege, nacionalmente, a autoria das pessoas que desenvolveram os produtos. Dessa forma, garante que o invento seja por direito de quem o criou, proibindo e evitando que outras pessoas utilizem aquela ferramenta sem a devida identificação.

A ideia, conforme Claudener Teixeira, é que, com a patente, seja possível buscar empresas que analisem a viabilidade de criar produtos, como pomadas e cápsulas, que, na composição, juntem o antibiótico com as substâncias potencializadoras, isoladas em laboratório. “Qualquer aplicação que se faça usando lectinas de plantas com aminoglicosídeos estará protegido por essa patente”, ressaltou.

Para solicitar a patente, os pesquisadores fizeram um levantamento inicial para saber se já tinha algo relacionado a isso. Como não havia nenhum registro com essas características, Claudener deu entrada no pedido de patente, inicialmente na Coordenadoria de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da UFCA. Esse é o primeiro passo para pesquisadores da UFCA.

Depois de entrar com a solicitação na PRPI, houve a análise da viabilidade da proteção. O setor também deu todo o suporte necessário, incluindo sugestões de alterações no pedido, para submissão da solicitação. Só após terminado esse processo, o pedido foi submetido ao INPI.

Não há um prazo específico para o INPI analisar e costuma durar mais de dois anos, entretanto, de acordo com o coordenador de Inovação da PRPI, Elias Pereira, com a submissão, a invenção já está protegida. Se a patente for concedida, tem duração de dez anos, e a UFCA pode solicitar a prorrogação por mais dez anos, caso tenha interesse.

A propriedade intelectual tem três eixos de atuação: Direitos de Autor e Conexos (programas de computador, obras literárias e artísticas), Propriedade Industrial (patentes, marcas, desenho industrial, indicações geográficas utilizadas no meio empresarial) e Proteção Sui Generis (topografia de circuito integrado, cultivar e conhecimento tradicional).

Qualquer pesquisador da UFCA – docente, discente ou técnico – pode fazer um pedido de solicitação de propriedade intelectual. Atualmente, a UFCA tem três registros de computadores já concedidos, além de um registro de programa de computador e dois pedidos de patente de invenção em tramitação no INPI.

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Receita Federal prorroga prazo para envio da declaração do Imposto de Renda

Saem as regras do Imposto de Renda 2022: saiba quando começa o prazo para entrega da declaração

Putin fecha cerco sobre Kiev e já fala em negociar fim da guerra nos seus termos

Putin fecha cerco sobre Kiev e já fala em negociar fim da guerra nos seus termos

Lula tem 43%, Bolsonaro, 26%, Moro, 8%, e Ciro, 7%, diz pesquisa Ipespe

Lula tem 43%, Bolsonaro, 26%, Moro, 8%, e Ciro, 7%, diz pesquisa Ipespe

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat