Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Como fazer as frutas durarem mais? Lavá-las ao chegar do mercado ajuda?

Será que, ao higienizar e eliminar bactérias e fungos desses alimentos, seria possível aumentar a duração deles?

4 de fevereiro de 2023
(Foto: Freepik)

(Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

Atire o primeiro morango (se ele ainda estiver inteiro) quem nunca deixou aquelas frutas lindas envelhecerem melancolicamente dentro da própria geladeira.

Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

Especialmente —mas não só— para quem vive sozinho, o desperdício pode acontecer por não saber armazenar corretamente esses alimentos ou priorizar aqueles que têm um prazo de validade naturalmente menor.

Nesse cenário, sabemos que fungos e bactérias presentes na casca e no ambiente são os vilões que fazem as frutas se deteriorarem. Então, será que, ao higienizar e eliminar bactérias e fungos desses alimentos, seria possível aumentar a duração deles? Infelizmente, a resposta é não. E a gente explica por quê.

Lavagem não elimina tudo
De acordo com Natalia Correia Lopes, coordenadora do Nutritotal e nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, quando lavamos frutas, nós de fato retiramos grande parte das sujeiras e dos microrganismos presentes nas cascas e folhas. “Mas, na maioria das vezes, não os eliminamos completamente”, afirma.

Fungos presentes na casca, por exemplo, costumam estar instalados de forma mais profunda nas frutas e não serão removidos apenas com a lavagem, afirma Amanda Ferrão, nutricionista da Diagnoson a+ de Salvador, na Bahia.

Frutas com ‘bolor’ ou mofo não devem ser lavadas pois sua parte interna provavelmente estará comprometida também. Amanda Ferrão, nutricionista da Diagnoson a+ de Salvador, na Bahia

Outra questão importante é que, ao lavar os alimentos, especialmente as frutas, retiramos a cera natural que protege a superfície delas. “Essa cera protege contra microrganismos presentes no ambiente e ainda controla a quantidade de oxigênio que entra em contato com a parte interna da fruta, fazendo com que ela dure mais”, explica a nutricionista Lorena Ellen Da Silva Lima, da clínica AmorSaude de Teresina (Centro).

Assim, ao higienizarmos esses alimentos, acabamos retirando uma proteção natural que pode comprometer o tempo de duração deles. Algumas frutas com mais água em sua composição, como mamão, uva, ameixa e morango, podem estragar ainda mais facilmente justamente por serem mais úmidas e terem um ambiente mais favorável à proliferação de bactérias.

Quando é a melhor hora para higienizar?
Os especialistas ouvidos se dividiram. Se pensarmos apenas na duração e conservação das frutas, o melhor seria higienizar apenas na hora de consumir.

No entanto, sabemos que a vida corrida do dia a dia pede praticidade —e seria inviável lavar tudo apenas na hora da fome. A falta de tempo de preparo é exatamente um dos fatores que faz com quem os alimentos acabem fazendo aniversário na fruteira ou na geladeira.

Portanto, o mais correto é fazer a higienização dos alimentos assim que chegar do mercado e armazená-los de forma a aumentar seu tempo de duração.

“Higienizar é importante para evitar contaminação, mas aumentar a duração depende muito mais da forma de armazenamento correto.”
Thais Barca, nutricionista funcional e esportiva da Clínica CliNutri, em São Paulo

Frutas mais sensíveis devem ser guardadas na geladeira (Foto: Freepik)

Qual a melhor forma de armazenar as frutas?
Após realizar a higienização, as frutas mais maduras, mais sensíveis ou que estejam cortadas devem ser guardadas na geladeira, orienta Barca.

Já as mais resistentes, como mamão, banana e maçã, podem ser deixadas em temperatura ambiente e consumidas ao longo de uma semana.

• Especialistas orientam: é preciso se organizar para comprar apenas o que será consumido ao longo da semana para evitar desperdício.
• Por isso, atente-se para as quantidades adquiridas e ainda quais frutas devem ser consumidas primeiro por terem uma validade menor.
• Outra dica importante é secar as frutas após a higienização e antes de guardá-las, já que a umidade favorece a proliferação dos microrganismos presentes no ambiente.
• Por fim, atenção às embalagens de armazenamento: caixas de madeira e sacos de papel não devem ser usados, pois aumentam o risco de proliferação de microrganismo. Prefira sempre os recipientes de vidro ou plástico (de preferência livres de BPA, considerado nocivo para a saúde).

Passo a passo da higienização
A nutricionista Thais Barca lembra que todas as frutas devem ser higienizadas antes do consumo. Ela ensina o passo a passo para fazer isso da forma correta:

• Lavar bem as mãos para evitar contaminar os alimentos já limpos;
• Depois, lave todas as frutas em água corrente, removendo toda a sujeira visível;
• Em uma tigela, faça uma solução de uma colher (sopa) rasa de água sanitária (cerca de 10 ml) para um litro de água. Se preferir, pode usar o hipoclorito de sódio, que deve ser diluído de acordo com as instruções do fabricante;
• Coloque as frutas nessa solução por cerca de 10 minutos;
• Após o tempo, retire e lave novamente em água corrente e deixe secar naturalmente;
• Cuidado ao manipular as frutas para não machucar a casca, o que pode comprometer a durabilidade.

Fonte: VivaBem/UOL

Revista Cariri Recomenda

Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)
Saúde

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Pedro Marcelino foi picado por escorpião e recebeu atendimento na emergência do HRC (Foto: Divulgação/HRC)
Saúde

Hospital Regional do Cariri registra aumento de atendimentos por acidentes com animais peçonhentos

6 de fevereiro de 2026
Quase 7 em cada 10 pacientes com câncer desconhecem direitos durante tratamento, aponta pesquisa (Foto: Freepik)
Saúde

Maioria dos pacientes com câncer desconhece direitos garantidos por lei, revela pesquisa

6 de fevereiro de 2026
Próximos
(Foto: Shutterstock)

Bolsonaro liberou 2.182 agrotóxicos em 4 anos, recorde desde 2003

Parte da droga estava escondida no porta-malas do veículo (Foto: Divulgação/PRF)

Sargento da PM do Ceará é preso transportando 20 kg de pasta base de cocaína no Piauí

Diane Gordon já arrecadou quase R$ 200 mil com vaquinha (Foto: Reprodução/Fox2)

Mulher acha R$ 75 mil na rua, devolve e se surpreende com 'recompensa'

Mais Lidas

  • (Foto: Freepik)

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

  • Jovem de 23 anos sofre tentativa de homicídio à bala em Mauriti

  • Homem de 30 anos é morto a tiros no bairro Antônio Vieira, em Juazeiro do Norte

  • Iniciada reforma da coluna da hora, estátua e relógio na Praça Padre Cícero

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Arquivos

  • fevereiro 2026
  • janeiro 2026
  • dezembro 2025
  • novembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • agosto 2025
  • julho 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019

Categorias

  • Análises
  • Avisos e Editais
  • Barbalha
  • Brasil
  • Cariri
  • Carreira & Oportunidades
  • Ceará
  • Colunistas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Copa do Mundo 2022
  • Coronavírus
  • Cotidiano
  • CPI da Covid
  • Crato
  • Cultura
  • Curiosidades
  • Desmentindo boatos
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Famosos
  • Geral
  • Juazeiro do Norte
  • Meio Ambiente
  • Morte do Papa Francisco
  • Mundo
  • Novelas
  • Opinião
  • Política
  • Posse de Lula
  • Regionais
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia


Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
Canetas emagrecedoras têm alerta para pancreatite na bula (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)
Saúde

Anvisa registra seis mortes suspeitas e casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil

7 de fevereiro de 2026

Seis mortes suspeitas e 225 casos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras foram notificados à Agência Nacional de...

Leia Mais
Imóvel disponível pelos Correios na cidade de Catarina (Foto: Correios/VIP Leilões)

Correios colocam à venda seis imóveis no Ceará em leilões digitais; veja valores e como participar

7 de fevereiro de 2026
Baliza deixa de ser exigida no exame prático a partir de segunda (9) no Ceará (Imagem gerada por IA)

Detran-CE deixa de aplicar prova de baliza em exames práticos a partir de segunda-feira (9)

7 de fevereiro de 2026
Aniversário do PT reúne Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas na Bahia (Foto: Reprodução/Instagram)

Lula, Camilo, Elmano, Evandro e Chagas se reúnem para celebrar aniversário do PT na Bahia

7 de fevereiro de 2026
A pressão alta afeta o coração e pode comprometer vários órgãos (Imagem gerada por IA)

Hipertensão compromete outros órgãos; confira 10 fatores de risco

7 de fevereiro de 2026
  • Anuncie
Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.