O Brasil confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial, localizada no município de Montenegro (RS). A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O vírus H5N1, causador da gripe aviária de alta patogenicidade, circula pelo mundo há mais de duas décadas, mas chegou ao Brasil apenas em 2023, inicialmente afetando aves migratórias e silvestres.
Até esta sexta-feira (16), não há casos da doença em humanos no país, segundo o Ministério da Saúde.
🔍 O que se sabe até agora:
📍 Local do surto: granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul
📅 Data da confirmação: 15 de maio
🐦 Primeiros casos no Brasil: registrados em 2023, apenas em aves silvestres
🧑⚕️ Risco para humanos: considerado baixo, segundo autoridades sanitárias
🍗 Transmissão por alimentos: não há risco no consumo de carne de frango ou ovos cozidos
🤒 A gripe aviária passa para humanos?
Sim, mas o risco é baixo. De acordo com o Ministério da Agricultura, as infecções humanas geralmente ocorrem entre profissionais que mantêm contato direto com aves infectadas, como criadores, tratadores e agentes de controle sanitário.
“O risco é muito pequeno e, até hoje, não houve nenhum caso de gripe aviária em humanos no Brasil”, afirmou o Ministério da Saúde.
Segundo especialistas, não há transmissão sustentada entre pessoas. Casos raros de possível contágio entre humanos ocorreram em contextos muito específicos, como entre familiares ou profissionais de saúde em contato próximo e prolongado.
🍳 Comer frango ou ovos transmite a doença?
Não. A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos devidamente cozidos, reforçam o Ministério da Agricultura e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Pode consumir com tranquilidade. O processo de cozimento elimina por completo o vírus”, garantiu o ministro Carlos Fávaro, em entrevista à GloboNews.
🧤 Como uma pessoa pode se infectar?
A infecção ocorre por meio do contato direto com secreções de aves infectadas, como fezes ou fluídos respiratórios — vivas ou mortas.
Por isso, o Ministério da Agricultura alerta: não toque em aves doentes ou mortas. A doença também pode ser transmitida por água e objetos contaminados, como gaiolas e equipamentos de manejo.
Nos EUA, o Departamento de Agricultura observa que casos humanos geralmente ocorreram após exposições desprotegidas, sem uso de máscara ou proteção ocular.
🚫 Por que países suspenderam a importação?
Apesar de o consumo de carne e ovos não representar risco, China, União Europeia e Argentina suspenderam temporariamente as importações de produtos avícolas brasileiros.
Segundo o ministro Fávaro, a preocupação desses países está na possível contaminação de seus próprios plantéis por meio da carne in natura exportada — e não pelo risco à saúde humana.
“O problema não é o consumo. É o risco sanitário de introduzir o vírus em plantéis comerciais de outros países”, explicou.
🧬 O que é o H5N1?
O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que causa a gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI). Ele se espalha rapidamente entre as aves e tem alto índice de mortalidade.
📍 Histórico do vírus:
• 1878: Primeira descrição da Influenza Aviária em aves, na Itália
• 1996: Isolamento do H5N1 em gansos na China
• 1997: Primeiro caso em humanos, em Hong Kong
🛑 Quem está mais exposto?
Pessoas que lidam diretamente com aves infectadas correm mais risco, como:
• Criadores de aves
• Trabalhadores de granjas
• Profissionais envolvidos no recolhimento de animais mortos
“Há protocolos específicos para garantir a segurança desses profissionais”, informou o Ministério da Agricultura.
Por Aline Dantas










