Há quem diga que a dor é maior do que a surgida durante o parto, ou a dor de uma fratura óssea. Estamos falando da dor causada pela cólica renal. Sintoma típico do cálculo renal. É comum entre aquelas pessoas que sofrem deste problema, recorrer ao uso de chá para pedra nos rins visando reduzir o sofrimento.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Quando falamos de tratamento dos cálculos renais, muitos são os mitos e falácias. Porém, será que o uso de chá para pedra nos rins realmente funciona ou entra nessa lista do não comprovado?
O que dizem especialistas sobre chá para pedra nos rins
Pedra nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias. Elas são fruto da cristalização de sais e minerias presentes na urina, que se juntam e formam uma pequena pedra dentro do trato urinário. As causas, sintomas e tratamentos para pedra nos rins são variadas.
Problema de saúde comum entre os adultos, acaba estando na boca do povo com frequência e assim, surgem diversos contos populares sobre tratamentos caseiros etc.
Dentro disso, o uso do chá talvez seja o mais famoso deles, porém, será que o chá realmente funciona para tratamento da pedra nos rins?
É possível que, em especial o chá de quebra-pedra não funcione extamente como um tratamento, afirma a nefrologista Sirlete Carvalho Rezende em fala para o portal VivaBem/UOL.
“O chá de quebra-pedra auxilia na prevenção da formação de cálculos, já que reduz a aglomeração dos cristais presentes na urina, condição necessária para a formação do cálculo. A infusão pode contribuir para a prevenção, mas não para o seu tratamento”, comentou Sirlete Carvalho Rezende.
Tal afirmação, vai de encontro com a fala da farmacêutica e bioquímica Angela Xavier. Famosa por seus vídeos educativos no YouTube, Angela concorda, em um dos seus vídeos, com a ideia de que o chá de quebra-pedra é sim uma ferramenta preventiva.
No entanto, há outros chás que são utilizados para pedra nos rins. Deste modo, é possível dizer que ao contrário do preventivo quebra-pedra, há algum chá que funcione para tratamento do cálculo renal? De acordo com o Urologista Bruno Vedovato, não são todos os chás que funcionam como “amigo” dos rins.
Sendo assim, é preciso dar atenção aos chás derivados de ervas, flores e frutas. Que esses sim possuem propriedades diuréticas. Portanto, alguns exemplos são: Chá de chapéu de couro, chá de abacateiro chá de cavalinha etc.
Todavia, o Dr. Bruno Vedovato lembra que esses chás são bons enquanto preventivos. No que diz respeito a ideia de tratamento, não há estudos que comprovem a efetividade deles.
“Para falar a verdade, ainda não há um estudo bem desenhado e bem feito para falar que os chás resolvem o problema…” disse o Dr. Bruno Vedovato em trecho de um vídeo publicado em seu canal no YouTube.
O urologista Tiago Guirro, reforça que a dor causada pelo cálculo renal é assutadora. Portanto, é comum um indivíduo com pedra nos rins buscar diversas ferramentas para quebrá-las e ajudar na retirada. Porém, é preciso ter calma e entender a diferença entre tratamento e prevenção.
Por exemplo, dentro dos benefícios do hábito de beber água com limão em jejeum. O Dr. Tiago Guirro inclui o auxílio na prevenção da formação do cálculo renal.
“O limão é um alimento rico em citrato. O citrato é uma substância muito importante no processo de combate da formação dos cálculos renais. Isto porque, ele é uma substância presente na urina que inibe a agregação. Ou seja, inibe que os cristais de oxalato de cálcio se juntem, formando uma pedra” afirma o Dr. Tiago Guirro, urologista.
Portanto, podemos ver que o uso dos chás não é de todo equivocado. Certo? Em verdade, não há comprovações científicas que eles funcionam enquanto objeto de tratamento de um cálculo renal. No entanto, para a prevenção das pedras nos rins eles são aliados dos rins.
A propósito, existem muitas formas simples de prevenir esse mal das pedras nos rins. Além dos chás, é de suma importância mantermos hábitos saudáveis e estar sempre com a hidratação do corpo em dia com a correta ingestão de líquidos.
Fonte: Seleções