Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Cerca de 150 pessoas são monitoradas após caso de febre hemorrágica brasileira

Risco de transmissão, porém, é tido como baixo; diretor descarta ameaça à população

21 de janeiro de 2020
Cerca de 150 pessoas são monitoradas após caso de febre hemorrágica brasileira

Arenavírus detectado em Serra Leoa, aparentado daquele encontrado em Sorocaba (SP) (Bulletin of the World Health Organization)

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (21) que entre 100 e 150 pessoas estão sendo monitoradas por terem tido contato com o paciente que morreu por febre hemorrágica brasileira, doença que não era registrada no país desde 1999.

Segundo a pasta, a medida ocorre como precaução. Entre o grupo, estão familiares e profissionais de saúde. Nenhum deles apresentou sintomas até o momento.

A previsão é que esse acompanhamento ocorra até o dia 3 de fevereiro, quando completam 21 dias desde o último contato com o paciente ou material de exames.

Nesse período, são adotadas medidas preventivas, mas sem necessidade de isolamento, o que só ocorrerá em caso de sintomas como febre, dor de cabeça ou muscular, informa o diretor do departamento de vigilância de doenças transmissíveis no ministério, Julio Croda.

O risco é considerado maior para profissionais de saúde que podem ter tido contato com secreções do paciente e material biológico e não tenham usado equipamentos de proteção. Nos demais, o risco é tido como baixo, mas ainda passível de monitoramento.

“Não existe risco para a população geral. O que existe é o alerta para os profissionais de saúde que atenderam o paciente ou manipularam alguma amostra, e que devem ser observados até 3 de fevereiro”, diz.

A confirmação de um novo caso de febre hemorrágica brasileira, após mais de 20 anos sem registros, foi divulgada nesta segunda-feira (20). O paciente tinha 50 anos e morava em Sorocaba, no interior de São Paulo, mas passou por diferentes cidades do estado.

No dia 30 de dezembro, ele procurou a rede de saúde em Eldorado, com sintomas como dor de garganta, náuseas e dores musculares. O quadro evoluiu para outros sintomas, como febre alta, confusão mental e hemorragia. Durante o atendimento, o paciente passou por mais dois hospitais, e morreu no dia 11 de janeiro.

Segundo Croda, o quadro chegou a ser analisado inicialmente como suspeito de febre amarela, mas exames descartaram a doença.

Análises feitas em laboratório do Hospital Albert Einstein apontaram para um arenavírus, com cerca de 90% de similaridade com o vírus sabiá, o que aponta para uma variação do vírus que causa a febre hemorrágica brasileira.

A hipótese é que tenha havido uma série de mutações do vírus, daí a diferença em relação ao vírus original, que já havia sido identificado na década de 1990.

O modo de transmissão, porém, é considerado restrito. Em geral, esse tipo de vírus é transmitido após contato com partículas de poeira de urina e fezes de roedores contaminados, ou pelo contato com a secreção de pacientes.

“Nossa hipótese é que foi uma exposição ambiental a urina de roedores”, afirma Croda, sobre o que pode ter levado à infecção do paciente.

Segundo o diretor, equipes de vigilância devem visitar os locais por onde passou o paciente em busca de possíveis indícios da contaminação, mas é baixa a probabilidade de que seja possível identificar quais os roedores que possuem o vírus.

A descoberta gerou um alerta na rede de saúde, por se tratar de um doença de alta letalidade e que não era registrada há mais de 20 anos.

Apesar disso, a avaliação do ministério é que se trata de um caso raro, pontual e de transmissão restrita.

Esse é o quarto caso de febre hemorrágica brasileira registrado no país. Outros dois foram registrados em São Paulo, ambos de pacientes que passaram por áreas silvestres, e um no Pará, por um técnico de laboratório que analisou amostras de um dos casos —daí o monitoramento daqueles que tiveram contato o caso agora confirmado.

“Pela frequência de casos, entendemos que é um evento raro. Mais rara ainda é a transmissão de pessoa a pessoa, porque precisaria de contato com a secreção”, afirma. “Provavelmente não vamos ter grandes epidemias desse vírus se tivermos esse controle dos contactantes”, diz.

De acordo com o diretor, por se tratar de um caso raro, não há um alerta específico à população sobre cuidados específicos que devem ser adotados. A Secretaria de Saúde de São Paulo, porém, tem recomendado de forma geral que as pessoas evitem contato com roedores em áreas silvestres, medida que também ajudaria a evitar a transmissão de outras doenças. ​

Fonte: Folhapress

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Chuva que lava as ruas, lágrimas que lavam as almas – Por Francinaldo Dias

Chuva que lava as ruas, lágrimas que lavam as almas - Por Francinaldo Dias

Falha no primeiro Enem de Bolsonaro é a maior desde 2010

Falha no primeiro Enem de Bolsonaro é a maior desde 2010

IFCE seleciona professores substitutos de Língua Portuguesa e Sistemas de Computação

IFCE seleciona professores substitutos de Língua Portuguesa e Sistemas de Computação

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat