Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ceará tem maior taxa de crianças de até 5 anos com obesidade

No Estado, 33.123 crianças nessa faixa de idade ficaram acima do peso ideal, em 2019. O número representa 10,27% da população, maior taxa do País. Outra situação também requer atenção: o Ceará teve 11.102 crianças abaixo do peso

23 de setembro de 2020
Ceará tem maior taxa de crianças de até 5 anos com obesidade

A expansão de creches em tempo integral é vista de forma positiva para garantir a saúde alimentar das crianças

PUBLICIDADE

Excesso de peso e desnutrição podem parecer conflitantes, mas são faces da mesma moeda e mostram os desafios para garantir uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida. Em 2019, o Ceará teve um registro de 33.123 crianças, com até cinco anos, com obesidade, o que representa 10,27% – maior porcentual do País. Na outra ponta, 11.102 crianças da mesma faixa etária ficaram abaixo do peso (3,34%), segundo dados do Observatório da Criança e do Adolescente, da Fundação Abrinq.

Desde 2015, quando a pesquisa foi adaptada a indicadores nacionais, o Ceará figura no topo do ranking de crianças com menos de cinco anos com obesidade. A nutricionista materno-infantil Mayara Ximenes explica que o desequilíbrio alimentar nesta faixa etária tem consequências duradouras: “doenças crônicas como diabetes, hipertensão, gordura no fígado, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídios, cáries, transtornos alimentares, ansiedade, deficiências nutricionais”, lista.

Origem do problema
As deficiências no cenário nutricional infantil começam, muitas vezes, na gestação e passam pela amamentação, explica Ximenes. “Às vezes a mãe não faz amamentação exclusiva, como orientado, e introduz alimentação precoce, estimulando o consumo de alimentos que não são para a faixa etária”, detalha.

“Quando há um excesso de produtos industrializados, ricos em gorduras, açúcares, sódio e pobres em fibras, vitaminas e minerais, diante de uma rotina familiar que não tem base de frutas e verduras, fica muito complicado”. A nutricionista atende pacientes tanto pela rede privada como pelo SUS e percebe que a questão financeira tem interferência neste processo.

Obesidade e renda
A relação entre deficiência alimentar e renda se traduz nos dados disponibilizados pela Abrinq. Dos cinco estados brasileiros com piores indicadores para a situação de subnutrição, quatro são do Nordeste (Alagoas, 5,53%; Bahia, 5,16%; Maranhão, 4,86%; e Pernambuco: 4,17%), que concentram, juntamente com a região Norte, a renda familiar per capita mais baixa do País, conforme o IBGE. Somente o Rio de Janeiro (4,45%), que ocupa a 4ª posição, não está no eixo regional.

O Ceará é o 13º no ranking, mas apresentou um aumento de 27% no número absoluto de crianças na situação entre 2018 (8.721) e 2019 (11.102).

Em relação ao quadro de obesidade, a situação é ainda pior. As cinco primeiras colocações são ocupadas por nordestinos (Ceará, 10,27%; Pernambuco, 9,65%; Rio Grande do Norte, 9,28%; Sergipe, 9,17%; e Alagoas, 8,48%).

A pesquisadora e professora de Economia da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Lilian Lopes Ribeiro, explica que “famílias com maior privação de renda tendem a consumir produtos mais baratos, de baixa qualidade nutricional: produtos processados, com maior teor de gordura e de açúcar”, colaborando com o processo de obesidade.

Na outra ponta, quando olhamos para a subnutrição, o problema também tem relação com a renda familiar. “Existem diversos estudos que apontam para uma relação entre falta de saneamento básico e a desnutrição, ou anemias. A transmissão de doenças decorrentes da falta de água potável, por exemplo, compromete o aproveitamento nutricional dos alimentos”.

“Mas a principal questão econômica a influir é o nível de renda familiar. À medida que a renda aumenta, o que se espera é também uma tendência à ingestão de uma dieta alimentar mais variada e de melhor qualidade”, analisa.

Políticas públicas
Para a questão da obesidade, Ribeiro destaca que uma medida efetiva e que focaria nas crianças de classes sociais mais baixas “seria a aumentar o tempo das atividades físicas nas escolas públicas e garantir uma maior acessibilidade das famílias pobres a nutricionistas da rede pública”, explica.

Já quanto à desnutrição, uma medida importante, “que parece que já vem sendo implementada pelo Governo estadual, é a expansão de creches em tempo integral, quem além de permitir a criança acessar uma dieta alimentar mais adequada no aspecto nutricional, tende a favorecer também o desenvolvimento do ponto de vista cognitivo”.

A percepção da especialista de investimento na Educação Infantil condiz com o observado no Anuário da Educação Básica 2020, que aponta que o Ceará tem 98,5% de crianças de três a cinco anos matriculadas – a maior taxa do País. O índice é 30 pontos percentuais superior ao do Amapá (67,8%), por exemplo, Estado com menor média para a faixa etária. Já para matrículas de zero a 3 anos, o índice é de 37,3%. Segundo a Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará, 303.260 alunos de zero a cinco anos estão matriculados na rede pública cearense.

O cenário, no entanto, requer constante atenção. “O problema da desnutrição entre os mais pobres deve ser agravado ainda mais neste ano, com as crianças fora da escola em decorrência da pandemia e dada a maior vulnerabilidade econômica. O fechamento deixou as crianças sem acesso à merenda escolar”, destaca Ribeiro.

Ressalta que existem ações pontuais, como “distribuição do vale alimentação aos alunos da rede estadual”, para mitigar estes impactos, mas é preciso um planejamento duradouro de distribuição de renda. “São políticas indispensáveis para equalizar o problema porque têm efeitos de médio e longo prazo”.

A Secretaria da Saúde do Ceará diz em nota “que realiza, por meio de cooperação técnica, apoio às ações, programas e estratégias desenvolvidas pelos municípios relativos às questões de alimentação e nutrição”. Destaca que alguns programas, “como Crescer Saudável, Saúde na Escola, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, além do acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família, fazem parte dos serviços”.

Por Rodrigo Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Uso de dinheiro vivo sustentou campanhas da família Bolsonaro

Uso de dinheiro vivo sustentou campanhas da família Bolsonaro

Casal em carro de aplicativo é morto a tiros na frente dos filhos

Casal em carro de aplicativo é morto a tiros na frente dos filhos

Aprovados no concurso de Juazeiro do Norte estão há 15 dias acampados em frente à Prefeitura

Aprovados no concurso de Juazeiro do Norte estão há 15 dias acampados em frente à Prefeitura

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat