Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ceará não registra novos casos de sarampo há seis meses, diz Sesa

Últimas ocorrências datam de março e seriam casos ‘importados’ de outros estados. Apesar da baixa, Ceará não pode ser considerado livre da doença. “É preciso manter vacinação”, indica coordenadora de imunização da Sesa

24 de setembro de 2020
Ceará não registra novos casos de sarampo há seis meses, diz Sesa
PUBLICIDADE

No Ceará, o último caso confirmado de sarampo é de março de 2020, de acordo com a Secretaria de Saúde Estadual (Sesa). Entre janeiro e o começo de setembro deste ano, conforme dados cedidos pela Pasta ao Sistema Verdes Mares, foram contabilizados sete ocorrências da doença, todas “importadas de outros estados”. A nova soma diverge do último boletim epidemiológico sobre a doença, publicado em junho deste ano. O documento apontava três casos da infecção no Estado, acontecidos no primeiro trimestre.

Com a atualização enviada pela Secretaria, o casos cearenses em 2020 aconteceram em fevereiro (1) e em março (6). Os registros são dos municípios de Cariré e Farias Brito, no interior do Estado. Segundo Carmem Osterno, coordenadora de imunização da Sesa, é possível traçar os casos à infecções fora do Ceará.

“Todos eles têm ligação ou com viagem para fora do Estado ou tiveram contato com alguém que viajou para fora. Não tivemos registro confirmados de casos autóctones, que são aqueles que surgem no nosso território, sem relação com outros infectados de fora”, completa.

Sobre a discordância entre os dados atualizados e o boletim epidemiológico de junho, Carmen aponta o retorno mais aprofundado sobre algumas ocorrências. “Os últimos resultados foram confirmados recentemente depois de avaliação da Fiocruz. Como o sarampo é muito parecido com outras doenças, só consideramos positivo quando eles isolam o vírus”, ressalta Carmen. Vinculada ao Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição de pesquisa brasileira.

Dinâmica
Em relação ao mesmo período no anterior, a situação do sarampo no Estado é mais positiva. Entre janeiro e setembro de 2019, aponta a Sesa, o Ceará somou 15 casos da infecção. Diferente do percebido em 2020 a maior parte dos casos daquele ano esteve concentrado no segundo semestre: foram oito registros em agosto e três em setembro. O restante das ocorrências aconteceram em fevereiro (3) e março (1).

Carmen explica que o aparecimento das infecções na segunda metade do ano não tem relação com a sazonalidade da doença. O percebido em 2019 seria pontual. “Não trabalhamos com sazonalidade aqui no Ceará desde que começamos a aplicar as vacinas. Os casos foram diminuindo. O que acontece é que a doença está relacionado ao inverno. Pode ter acontecido de os casos diagnosticados aqui terem viajado para regiões com período chuvoso no segundo semestre. Daí, o aumento”, elabora.

A Sesa, completa Carmen, acompanha as notificações de sarampo de perto para prevenir que a doença se expanda. “É uma doença com fácil infecção. Sempre que temos um novo caso, independente de ser notificado ou confirmado, trabalhamos com ações de bloqueio. Se uma pessoa saiu do estado, apresentou sintomas como exantemas, febre e sinais respiratórios, começamos a tratar a família e quem teve contato com esse infectado”, diz.

A medida é chamada de ‘bloqueio’ e é uma estratégia para evitar surtos. Para isso, o caso suspeito é “isolado e é traçado o contato dele com outras pessoas”, indica a coordenadora. “A partir daí, começamos a aplicar a vacina na família e outros que estiveram próximo para evitar se amplie”, considera.

Vacinação
A situação do Sarampo é acompanhada pelo Ministério da Saúde. Segundo o último boletim epidemiológico publicado em setembro pelo órgão, entre janeiro e agosto de 2020, foram registrados foram notificados 15.594 casos de sarampo, com 7.856 confirmações e outros 634 em investigação. Cinco estados mantém circulação ativa do vírus: Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Amapá.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a maior parte desses casos está concentrada nas regiões do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina: 7.637 casos foram confirmados somente nos estados, o que equivale a 97,2% de todas ocorrências brasileiras.

O Ceará é considerado pelo Ministério da Saúde uma das regiões que interromperam cadeia de transmissão. Mas, de acordo com a coordenadora, a doença se encontra “apenas controlada”.

“É uma situação que é medida a nível nacional antes de ser medida em nível estadual. Não podemos falar em eliminação ou em erradicação se existe circulação viral em outros estados. A gente não pode considerar o Ceará, apenas. Quando tivemos reativação do vírus, é vindo de outro estado”, conclui.

É por isso que para manter os índices positivos sobre o sarampo, o cearense precisa continuar cumprindo com o calendário de vacinação, diz Carmen. “Principalmente os adultos com idade entre 20 e 49 anos. Essa é a parcela sempre mais afetada”, avisa. Na avaliação da coordenadora, somente a partir da imunização se chegaria à erradicação. “Não existe outro jeito de barrar a infecção. Somente com a vacina, com a imunização. A campanha de vacina contra o sarampo segue até o dia 31 de outubro. A população precisa estar ciente da importância dessa dose para evitar ampla contaminação”, considera.

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Covid-19: Brasil soma 818 mortes e mais de 32 mil novos casos em 24h

Covid-19: Brasil soma 818 mortes e mais de 32 mil novos casos em 24h

Cerca de 125 dos 184 municípios do Ceará só voltam às aulas presenciais em 2021

Cerca de 125 dos 184 municípios do Ceará só voltam às aulas presenciais em 2021

Pré-candidato a vereador é morto a tiros depois de live; veja vídeo

Pré-candidato a vereador é morto a tiros depois de live; veja vídeo

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat