Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ceará antecipa para 20 de abril vacinação de crianças contra sarampo

A partir dessa data, todos os municípios do Estado já podem aplicar as doses no público específico

14 de abril de 2022
Com 3º ano de vacinação em queda, Brasil recria geração desprotegida

A vacinação ainda é a forma mais segura de imunização (Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

Em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE) realizada na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gestores municipais da Saúde pactuaram a antecipação da aplicação das vacinas contra influenza e sarampo em crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade. A vacinação neste público será iniciada até a próxima quarta-feira (20) nos 184 municípios cearenses que já estão com insumos, estrutura e profissionais aptos a operacionalizar esta logística.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.

A decisão foi tomada considerando dois fatores principais: os riscos da volta da circulação do sarampo no Brasil e a sazonalidade do período chuvoso no Estado, que tem ocasionado um crescimento no número de atendimentos pediátricos por síndromes gripais nas unidades de saúde do Ceará, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri. “É uma faixa etária bastante vulnerável à mudança do tempo e temos observado chuvas intensas no Estado neste ano. Por isso, nosso objetivo é não esperar o começo de maio e já começar a vacinar essas crianças”, argumenta a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves.

Concomitante à aplicação dos imunobiológicos contra a influenza, as crianças receberão doses contra o sarampo. “Há uma grande mobilização federal e estadual para que qualquer criança seja vacinada, mesmo aquelas que estão com o cartão de vacinação em dia”, orienta Gonçalves. “O Brasil registra baixas coberturas vacinais nos últimos anos e perdeu a certificação de país livre de sarampo”, complementa.

A campanha de vacinação contra sarampo e influenza foi iniciada no último dia 4 e segue até o dia 3 de junho. Profissionais da Saúde já estão recebendo as doses para ambas as doenças e pessoas a partir de 60 anos, para a gripe.

A Sesa enviou ofício ao Ministério da Saúde (MS) nesta semana para comunicar a decisão de antecipar a vacinação nas crianças. O Ceará tem 540.618 pessoas com idades entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sarampo em investigação
Por meio da Célula de Vigilância Epidemiológica (Cevep), a pasta tem monitorado o cenário de transmissão do sarampo em todo o Estado. Seis casos estão sob investigação, aguardando resultados da primeira ou da segunda coleta dos exames. No acumulado de 2022, foram contabilizadas 18 notificações suspeitas; destas, 12 já foram descartadas.

Quando há registro de caso suspeito ou confirmado, um protocolo é realizado, em até 72h, que inclui o monitoramento de familiares e pessoas que tiveram algum contato com o paciente, além da vacinação de bloqueio aos que não apresentarem sintomas, a fim de interromper a disseminação do vírus.

Após o Brasil perder a certificação de país livre do sarampo, em 2018, o Ceará voltou a registrar casos da doença. Foram 19 confirmações em 2019, sete em 2020 e outras três em todo o ano passado.

Revista Cariri Recomenda

Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados
Saúde

Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

12 de dezembro de 2025
Nova vacina contra a dengue produzida pelo Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Saúde

Nova vacina contra a dengue produzida pelo Butantan começa a ser aplicada em janeiro

10 de dezembro de 2025
Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%
Saúde

Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

9 de dezembro de 2025
Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro
Saúde

Estudo identifica cinco formas pelas quais microplásticos podem danificar o cérebro

9 de dezembro de 2025
Próximos
Governo tira verba de outras áreas para dar reajuste de 5% a servidores

Governo tira verba de outras áreas para dar reajuste de 5% a servidores

Cabines do Teleférico de Juazeiro do Norte são engatadas para primeira rodada de testes

Teleférico do Horto começa a operar de forma assistida de quarta a domingo

Ceará deixa de exigir uso de máscaras em locais fechados; saiba onde ainda será obrigatório

Ceará deixa de exigir uso de máscaras em locais fechados; saiba onde ainda será obrigatório

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

  • Servidores do Ceará terão segunda parcela do 13º salário antecipada, anuncia Elmano

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat