Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Brasil realiza estudo com anticorpos de pessoas já curadas do coronavírus para salvar novos doentes

Pesquisa com plasma de convalescentes recruta voluntários e Governo fala em “respostas preliminares” até o final do mês. Em outra frente, Fiocruz estuda antirretrovirais para a cura da Covid-19

19 de abril de 2020
Brasil realiza estudo com anticorpos de pessoas já curadas do coronavírus para salvar novos doentes

Imagem de arquivo de amostras de plasma sanguíneo em um laboratório (Foto: Reuters)

PUBLICIDADE

A cloroquina e a hidroxicloroquina ganharam os noticiários das últimas semanas, dada a politização do tema entre defensores e temerosos sobre a possível ação desses medicamentos para combater o coronavírus. Mas enquanto pesquisadores de todo o mundo, incluindo os brasileiros, não chegam a uma conclusão definitiva sobre seus efeitos benéficos e adversos, cientistas correm para encontrar e testar outros tratamentos. Uma das linhas de pesquisa é realizada com anticorpos presentes no plasma de pacientes já tiveram o coronavírus na forma branda, se curaram e produziram anticorpos para a Covid-19. Na terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou pela primeira vez um número de curados, 14 mil ou 55% dos caso diagnosticados ate então, mas não detalhou critérios para ser considerado livre da infecção. Alcançar a imunidade ainda é um dos enigmas da doença.

Cientistas querem descobrir se o plasma desses pacientes considerados curados pode curar doentes que ainda estão na fase aguda da enfermidade. Para isso, médicos de um consórcio formado pelo Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital das Clínicas realizam o estudo, que já está em fase de recrutamento de doadores voluntários.

Silvano Wendel, diretor médico do Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês, explica que os voluntários precisam ter tido a forma branda da doença e estar recuperados há ao menos 14 dias. Além disso o doador necessita responder às mesmas condições estabelecidas para uma doação comum de sangue: ser maior de 18 anos, pesar mais de 55 quilos, não ter nenhuma doença como AIDS, hepatite, sífilis, chagas e malária, e, especificamente para este estudo, é preciso ser do sexo masculino. “Simplesmente pelo fato de que mulheres que já tiveram alguma gestação podem produzir anticorpos contra leucócitos”, diz Wendel. “E se esses anticorpos forem infundidos [aplicados] em pacientes com coronavírus, alguns podem desenvolver uma reação pulmonar muito grave. Essa é a única razão pela qual estamos aceitando somente homens.”

De acordo com Wendel, essa terapia, endossada pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), não é nova. “Essa técnica começou a ser usada contra a gripe espanhola, de maneira rudimentar ainda”, afirma. “Depois, foi novamente utilizada na epidemia do SARS, do ebola, da gripe aviária, e com a gripe suína”. Ele ressalta, no entanto, que, caso o estudo tenha resultados positivos, trata-se de uma terapia paliativa. “Infelizmente não conseguimos fazer isso em tão larga escala”, diz. “É um paliativo enquanto a solução definitiva, que é a vacina, não chega”.

Além do consórcio em São Paulo, há outras instituições em busca de resultados com esse mesmo estudo, que já foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde. Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério da Saúde, afirmou na segunda-feira que foi iniciada nesta semana uma força-tarefa com instituições filantrópicas e públicas de todo o país que estão desenvolvendo estudos sobre o tratamento com o plasma. “Em 30 dias devemos ter respostas preliminares”, afirmou. “O procedimento pode ter benefícios mas nós temos que olhar para os potenciais danos também”, ressaltou.

Outra frente de estudos, liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é a que investiga o uso de medicamentos antirretrovirais no tratamento de pacientes com a Covid-19. A pesquisa já constatou que o medicamento Atazanavir, utilizado contra o HIV, foi capaz de inibir a replicação do coronavírus, além de reduzir o processo inflamatório em ensaios in vitro. Caso esse efeito seja confirmado através de ensaios clínicos, evitaria o agravamento da doença.

Milene Miranda, virologista do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz, explica que esse medicamento apresentou uma reposta muito positiva no estudo. “Nosso foco foi buscar se outros inibidores da protease do HIV poderiam inibir a propagação do coronavírus. Observamos que o Atazanavir interage mais fortemente com a protease do coronavírus do que o Lopinavir, também testado como inibidor do coronavírus”, diz. A pesquisa, no entanto, ainda está em fase inicial. “São todos dados in vitro, ou seja, ainda são necessários testes clínicos para confirmar sua eficácia em pacientes”.

Ela ressalta, no entanto, a necessidade de investimentos para levar os estudos adiante. “Esse trabalho foi realizado por meio de uma colaboração entre diferentes laboratórios e só foi possível ser feito com investimento em educação e pesquisa”.

Fonte: El País

Revista Cariri Recomenda

Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir
Saúde

Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

17 de dezembro de 2025
Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Saúde

Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

16 de dezembro de 2025
Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo
Saúde

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo

14 de dezembro de 2025
Ceará antecipa vacinação contra a influenza para crianças; veja data
Saúde

Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

14 de dezembro de 2025
Próximos
Secult-Ceará seleciona projetos voltados à cultura e educação infantil

Secult-Ceará seleciona projetos voltados à cultura e educação infantil

A Essência e a Máscara – Por J. Flávio Vieira

A Essência e a Máscara - Por J. Flávio Vieira

Ceará recebe 15 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para equipar UTIs públicas

Ceará recebe 15 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para equipar UTIs públicas

Mais Lidas

  • Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

    Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

  • Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Senado aprova PL da Dosimetria que reduz penas para condenados por atos golpistas

  • Prefeitura do Crato abre seleção simplificada para contratação de professores temporários

  • Óleo na Avenida Padre Cícero provoca série de quedas de motociclistas no Crato

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat