A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (27), uma resolução que suspende temporariamente todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint. O produto, que substitui a linha Total 12, teve a venda interrompida por 90 dias para investigação de reações adversas relatadas por consumidores.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A medida não inclui recolhimento obrigatório, mas a Anvisa recomenda que o creme dental não seja exposto para venda nem utilizado até que sua segurança seja confirmada.
Possíveis reações relatadas
Lesões bucais
Sensação de queimação ou ardência
Dor na boca
Inflamação gengival
Inchaço nos lábios
Segundo a Anvisa, esses sintomas têm impactado significativamente a qualidade de vida dos consumidores, levando a custos médicos, afastamento do trabalho e sofrimento emocional.
O que pode estar causando os problemas?
Especialistas apontam que a reação pode estar associada à inclusão do fluoreto de estanho (SnF2) na fórmula do creme dental. Essa substância é usada para melhorar a prevenção de doenças gengivais, mas pode causar sensibilidade em algumas pessoas.
“O flúor em si não é o problema, pois tanto o fluoreto de sódio quanto o fluoreto de estanho são utilizados em dentifrícios. As reações adversas podem estar ligadas a outros componentes da fórmula, como agentes flavorizantes e detergentes”, explicou o cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp.
Orientações da Anvisa aos consumidores
Como identificar o produto suspenso?
Se ainda tiver a embalagem de cartolina, verifique se há o número de processo 25351.159395/2024-82 no rótulo.
Se possuir apenas a bisnaga, cheque se a fórmula contém fluoreto estanoso (SnF2).
Teve reação ao usar o creme dental?
Relate o caso à Anvisa pelos canais Limesurvey e e-Notivisa.
Posição da colgate e do Procon
A Colgate ainda não se pronunciou oficialmente sobre a suspensão do produto. O Procon-SP notificou a empresa pedindo esclarecimentos sobre os lotes afetados e orientações para os consumidores.
A recomendação do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) é que qualquer pessoa que apresentar reações adversas interrompa imediatamente o uso do creme dental.
Por Bruno Rakowsky