O creme dental Colgate Total Clean Mint, nova versão da linha Colgate Total 12, pode voltar a ser comercializado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição do produto após a Colgate apresentar um recurso administrativo.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A interdição havia sido determinada na última quinta-feira (27), após a Anvisa identificar um “número significativo de efeitos indesejáveis” associados ao creme dental. A medida fazia parte de uma ação preventiva para reduzir potenciais riscos à saúde dos consumidores.
Porém, em nota divulgada na sexta-feira (28), a agência reguladora informou que a suspensão da comercialização não está mais em vigor.
“A interdição é uma ação de fiscalização que tem o objetivo de reduzir o risco relacionado à exposição ao produto. Porém, essa interdição está suspensa devido aos efeitos do recurso apresentado pela empresa e que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa”, comunicou o órgão em seu site oficial.
O que mudou na nova fórmula?
A versão reformulada do creme dental, lançada em julho de 2024, substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, um composto com alta capacidade antibacteriana.
Desde o início deste ano, até 19 de março, a Anvisa recebeu oito notificações relatando 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da Colgate.
A fabricante, por sua vez, defende a segurança do produto e afirma que “passa por testes rigorosos e é aprovado por agências regulatórias em todo o mundo”. A Colgate também ressalta que a nova fórmula é resultado de “mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento”, com testes extensivos realizados no Brasil e em outros países.
Reações adversas relatadas
Nas redes sociais, consumidores relataram sintomas como aftas, irritação, queimação e inchaço nos lábios após o uso regular do creme dental.
Por Aline Dantas