A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (19), o recolhimento de um lote do medicamento furosemida, produzido pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.. O remédio é utilizado como diurético e indicado para o tratamento de hipertensão arterial e casos de retenção de líquidos.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
De acordo com a Anvisa, foi identificado um material estranho semelhante a caco de vidro em produtos do lote 2411191, com validade até 30 de novembro de 2026. Diante da gravidade, a agência determinou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todas as unidades deste lote.
A irregularidade foi detectada pela Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul (SC), que emitiu parecer confirmando o desvio de qualidade.
💊 O que é a furosemida?
A furosemida é um medicamento diurético, que estimula a produção de urina e auxilia na eliminação de líquidos do organismo. É recomendada no tratamento de:
• Hipertensão arterial
• Edemas associados à insuficiência cardíaca congestiva
• Doenças do fígado
• Distúrbios renais
O medicamento contribui para a redução do inchaço e melhora da circulação em pacientes com essas condições.
📢 Orientações ao público
A Anvisa reforça que pacientes e profissionais de saúde que identificarem embalagens do lote comprometido devem notificar imediatamente por meio dos Canais de Atendimento da Anvisa, disponíveis no portal oficial, ou à Vigilância Sanitária local.
🏭 Posição da farmacêutica
Em nota, a Hypofarma informou que o caso se trata de um desvio pontual, identificado em apenas uma unidade do lote citado. A empresa afirmou estar colaborando com as autoridades sanitárias e reforçou seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.
Por Bruno Rakowsky










