A EEM Adauto Bezerra, em Barbalha, foi palco de uma palestra proferida pelo neurocirurgião Dr. José Correia Saraiva Júnior com o tema “Acidente Vascular Cerebral – Importância da prevenção e tratamento”, na noite desta terça-feira (18). Alunos assistiram atentamente a fala do renomado médico caririense. A iniciativa foi do Instituto Crajubar de Educação e Cultura, que tem à frente o produtor cultural Geraldo Sinésio.
“O AVC hoje é a principal causa de sequela no Brasil. O tempo de socorro é essencial para salvar o paciente. Mudando seu estilo de vida você consegue prevenir o AVC. Os fatores de risco são: obesidade, hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo, esses hábitos de vida que não são saudáveis têm levado ao aumento da doença no mundo todo”, alertou o médico.
Só em 2017, a doença vitimou mais de 100 mil pessoas no Brasil
Uma das principais causas de mortalidade entre os brasileiros, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) mata, em média, uma pessoa a cada cinco minutos. Só em 2017, a doença vitimou mais de 100 mil pessoas, de acordo com informações preliminares do Ministério da Saúde. O diagnóstico precoce, por meio de exames de imagem, aumenta as chances de recuperação completa.
Acidente vascular cerebral é uma doença que afeta o fornecimento de oxigênio para o cérebro e pode ocorrer em casos de coágulos ou hemorragia. Nesses casos, a falta de oxigênio causa a morte de células cerebrais. Segundo um estudo da Universidade de Melbourne, na Austrália, para cada 15 minutos de atraso no atendimento, o paciente perde, em média, um mês de vida saudável.
Por Samuel Pinheiro (Colaborou Odair Souza)