Há milhares de anos que o homem – com razão – venera o alho como alimento e como remédio. Os cientistas acreditam que o consumo regular de alho – meio dente por dia é suficiente – pode diminuir o risco de diversas e significativas ameaças à saúde.
O medicamento da natureza
O alho tem demonstrado inúmeros efeitos benéficos. Para começar, destrói muitos microrganismos causadores de doenças. Embora possua apenas cerca de 1% de eficácia da penicilina, atua contra um largo espectro de bactérias, vírus e fungos – incluindo alguns que os antibióticos não afetam. No tubo de ensaio, inibe o desenvolvimento da Helicobacter pylori, a bactéria causadora da maioria das úlceras gástricas.
Efeitos positivos contra o câncer
Os números compostos à base de enxofre que o alho contém podem igualmente proteger contra certos tipos de câncer. Um importante estudo levado a efeito nos EUA demonstrou que o alho é o mais poderoso protetor contra o câncer do cólon.
Mas no alho, não são só os compostos que contêm enxofre parecem combater o câncer. Ele estimula a produção da enzima glutationa peroxidase, que combate a toxicidade das substâncias cancerígenas. Outros alimentos também ajudam na prevenção do câncer, veja quais.
Fornece ainda selênio, oligoelemento que combate o câncer. Ele também diminui as gorduras do sangue, os triglicerídeos, fator de risco de doença cardíaca. E ensaios laboratoriais sugerem que ele é capaz de reduzir a tendência do sangue para coagular, o que pode ajudar a evitar crises cardíacas.
Reduz colesterol
Muitos dos estudos sobre o alho têm incidido sobre sua capacidade de reduzir o colesterol, sob diversas formas. Tem havido alguns resultados positivos sobre isso.
Alho, melhor cru!
A maioria dos investigadores concorda que o alho produz maiores benefícios se consumido cru. Experimente passá-lo num moedor e misturá-lo em molhos e saladas. Quando você for cozinhá-lo, pique-o, aguarde 15 minutos, depois cozinhe-o ligeiramente para preservar as suas qualidades de combate às doenças. Saltei-o numa frigideira durante um minuto, retire-o, continue a cozinhar e junte-o de novo ao prato acabado.
Atenção: quantidades excessivas de alho podem diminuir a viscosidade do sangue. Se você já estiver tomando um medicamento com essa finalidade ou aspirina para o coração, fale com o médico antes de aumentar consideravelmente a ingestão.
Fonte: Seleções