Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

7 dicas para manter o autocuidado durante a pandemia

A Medicina Integrativa propõe uma reflexão para a saúde de forma integral: corpo, mente e espírito

20 de março de 2021
7 dicas para manter o autocuidado durante a pandemia

(Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

Pouco mais de um ano depois de o novo coronavírus ser considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de Covid-19 continuam crescendo no Brasil. Diante deste cenário, em que os mais diversos aspectos da vida são afetados, a Medicina Integrativa propõe uma reflexão para a saúde de forma integral: corpo, mente e espírito.

Para orientar a população e ajudar na promoção do bem-estar frente ao isolamento social e às incertezas deste contexto, o Hospital Israelita Albert Einstein desenvolveu um guia prático com sete pilares do autocuidado.

1. Movimento
Mesmo em ambientes fechados, ainda é possível se manter ativo. Para pessoas que não apresentam sintomas ou diagnóstico de doença respiratória aguda, a recomendação é de 150 minutos semanais de atividade física. Indivíduos que praticam exercícios regularmente correm menos riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, além de auxiliar no controle do estresse.

Existem diversas atividades que podem se adequar às diferentes rotinas. Tarefas domésticas, brincadeiras com as crianças, dança, caminhadas pela casa e aulas online são alguns dos exercícios que podem ser inseridos no dia a dia para garantir uma vida mais equilibrada.

2. Gestão de estresse
A nossa resposta ao estresse é involuntária e afeta diretamente tanto a saúde física quanto mental, gerando uma série de alterações fisiológicas que envolvem o aumento da frequência cardíaca e respiratória, da pressão arterial e alterações metabólicas. Quando se torna um problema recorrente, o estresse pode estar associado a doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias e neuropsiquiátricas.

Para controlar a situação, você pode recorrer à Resposta de Relaxamento, um mecanismo protetor natural contra o excesso de tensão, proposto pelo cardiologista Herbert Benson, da Universidade de Harvard. É possível treiná-la por meio das chamadas práticas mente-corpo, como yoga, relaxamento, exercícios respiratórios e meditação, que são comumente utilizadas de forma integrativa e complementar em tratamentos de saúde.

Assim como a atividade física, esses exercícios devolvem ao corpo um equilíbrio saudável, ajudando na redução da pressão sanguínea, ansiedade, depressão e insônia. Eles também podem provocar modificações cerebrais benéficas, que vão desde a melhora da atenção e memória até o desenvolvimento da regulação emocional e empatia.

3. Sono
O sono é fundamental para a manutenção da saúde, uma vez que ele atua para manter o metabolismo saudável, o apetite regular, o sistema imunológico fortalecido e preparar o corpo e a mente para enfrentar o estresse do dia a dia.

Para adultos, o ideal é que se tenha uma noite de 7 a 9 horas de sono. Sonolência, humor alterado e fadiga podem ser sinais de que você não está dormindo o suficiente ou precisa ter uma melhor qualidade de sono. Para garantir uma noite tranquila, evite consumir notícias sobre a pandemia e ficar muito tempo diante de telas perto da hora de ir para a cama. Em vez disso, procure manter atividades leves e relaxantes, como ouvir uma música calma e meditar.

4. Nutrição
Uma boa saúde está diretamente ligada a uma dieta variada, pois esta é a melhor maneira de obter as vitaminas, minerais e micronutrientes de que o corpo necessita. O período de isolamento traz a oportunidade de cozinhar em casa, em que é possível criar receitas utilizando ingredientes frescos e saudáveis.

Em sua rotina, aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes, buscando consumir, no mínimo, cinco porções por dia desses alimentos — cada porção equivale a uma bola de tênis —, além de incluir cereais e grãos integrais. Para apoiar o sistema imunológico, beba ao menos dois litros de água diariamente.

5. Meio ambiente
Ao passar 20 a 30 minutos do dia perto de espaços verdes, já é possível melhorar o ânimo e observar uma queda considerável nos níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse. Procure levar a natureza para dentro de sua casa, com plantas e flores naturais. Caso não seja possível, o simples ato de observar imagens, assistir a vídeos e ouvir áudios que estejam associados aos espaços verdes é capaz de trazer conforto, tranquilidade e reduzir a ansiedade.

6. Relacionamentos
Segundo um estudo da Universidade de Harvard, ter bons relacionamentos, mais do que dinheiro ou fama, mantém as pessoas felizes durante toda a vida. Neste contexto de instabilidade, as relações humanas se tornam cada vez mais importantes.

Para cuidar da própria saúde mental, é necessário reconhecer seus sentimentos e emoções e, se preciso, conversar sobre eles com alguém ou expressá-los de forma escrita. Se você perceber que determinados sentimentos estão atrapalhando sua rotina e afetando seu bem-estar, busque ajuda de um profissional especializado.

Caso um amigo ou familiar esteja passando por dificuldades, escute e acolha o que ele tem a dizer, sem emitir julgamentos. Em situações em que é possível ajudá-lo, parta para a ação; se não, aconselhe-o a procurar um profissional, que poderá orientá-lo melhor.

7. Espiritualidade
A pandemia e o isolamento social nos trouxeram vulnerabilidade e diversas inseguranças, mas também permitiram que refletíssemos sobre valores como a solidariedade e a resiliência. A espiritualidade não se refere apenas à religião, mas também à busca por um propósito e à maneira como nos conectamos com o eu, aos outros, à natureza e ao que é significativo ou sagrado. Essa conexão pode ser alcançada de várias maneiras, seja pela oração, pela meditação e até mesmo pela arte.

Fonte: VivaBem/UOL

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Porco de 130 quilos vendido como ‘micropig’ vive em casa de família; assista

Porco de 130 quilos vendido como 'micropig' vive em casa de família; assista

Prazo para contestar cancelamento de auxílio emergencial termina hoje

Saiba quem não pode receber o novo auxílio emergencial

Assista a chegada do 10º lote de vacina contra a Covid-19, no Ceará, com mais de 182 mil doses

Assista a chegada do 10º lote de vacina contra a Covid-19, no Ceará, com mais de 182 mil doses

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat