Muitos especialistas descrevem o sistema imunológico como um exército de prontidão para atacar sempre que germes entram no corpo ou ocorre uma lesão. No entanto, uma metáfora melhor é a segurança de um aeroporto: seu corpo monitora um imenso fluxo de alimentos, substâncias inaladas e outras partículas que passam por ele, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A maioria é totalmente inofensiva, mas, de vez em quando, um vilão tenta passar. É um trabalho duro, mas muito importante. Contudo, você pode dar uma forcinha para seu corpo nesta tarefa tão importante. Eis algumas maneiras surpreendentes para você ajudar seu organismo a manter-se livre de germes.
1. Ria
Rir eleva o nível de anticorpos e leucócitos, que atacam e matam as bactérias e os vírus. É verdade: pessoas que gostam de se divertir e que riem com frequência são em geral menos suscetíveis a resfriados!
2. Cante
Acredite se quiser: um estudo conduzido num coro alemão revelou que cantar ativa o baço, ajudando a aumentar a concentração de anticorpos no sangue.
3. Corte o açúcar
Eis outro motivo para consumir menos açúcar: ele pode reduzir sua capacidade de combater os germes. Apenas 10 colheres (chá) de açúcar, ou a quantidade em duas latas de refrigerante (de 330 ml) sabor cola, prejudicam a capacidade dos leucócitos de desativar ou matar as bactérias.
4. Coma cogumelos reishi
Esse cogumelo relativamente raro é usado há milhares de anos para beneficiar o sistema imunológico. Não espere encontrar reishis frescos no mercado, mas eles estão disponíveis na forma de suplemento.
5. Consuma frutas cítricas diariamente
Uma vez que seu organismo não pode armazenar vitamina C, você precisa reabastecê-lo todos os dias. Essa vitamina, essencial para um sistema imunológico saudável, é encontrada nas mais altas concentrações na laranja, no limão e na tangerina. (Opções não cítricas riquíssimas em vitamina C: acerola, caju, goiaba.)
6. Ponha mais sabor na sua comida
Muitas ervas e condimentos populares são antibióticos naturais, o que significa que eles combatem as bactérias que não devem estar no seu corpo. Algumas excelentes opções incluem pimenta-da-jamaica, alho, orégano e manjericão.
Fonte: Seleções