Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

5 alimentos para controlar a glicemia que você tem em casa

Simples e fáceis de encontrar, esses alimentos podem te ajudar a ter uma vida mais saudável

17 de maio de 2020
5 alimentos para controlar a glicemia que você tem em casa

(Foto: AndreyPopov/iStock)

PUBLICIDADE

Tendo ou não diabetes, todos nós devemos apostar em alimentos para controlar a glicemia. Uma alimentação rica em alimentos que fazem a glicemia ir lá em cima e depois despencar pode aumentar o risco de desenvolver doença cardíaca. Além disso, pode prejudicar a memória, elevar o risco de câncer e ajudar no ganho de peso.

Felizmente, nenhum dos danos surge da noite para o dia e pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem colocá-lo num caminho mais saudável e deixá-lo alerta e cheio de energia. E o melhor: mesmo alimentos facilmente encontrados no dia a dia podem ajudar muito.

1. Abacate
Ao contrário de praticamente todas as outras frutas, o cremoso e tentador abacate é carregado de gordura – cada um possui incríveis 25 g a 30 g. Como a gordura não tem impacto sobre a glicose no sangue, o abacate é um componente excepcional em dietas com baixo índice glicêmico, se consumido com moderação.

Mas e toda essa gordura? A maior parte é gordura monoinsaturada e faz bem ao coração. Pesquisas sugerem que uma alimentação rica nesse tipo de gordura ajudaria a regular a glicemia. Assim, privilegie as gorduras boas. Incremente o sanduíche ou outros acompanhamentos contendo carboidratos com pedaços de abacate; a gordura desacelerará a digestão, beneficiando assim a glicemia.

Mas, é claro, com as gorduras vêm as calorias. Portanto, não coma abacates em excesso.

O abacate ainda contém mais fibras solúveis e proteínas do que qualquer outra fruta. Além disso é rico em esteróis, compostos que reduzem o colesterol. Tem alto teor de vitaminas e minerais, como vitaminas E e C, magnésio, folato e zinco.

2. Alho
Você já deve saber que o alho ajuda a baixar o colesterol. E, se é fã desse sabor, nem pensa em preparar seu prato preferido sem ele – o que é ótimo, pois o alho também é um dos melhores alimentos para controlar a glicemia.

Segundo pesquisas com animais, o alho pode aumentar a secreção de insulina, que baixaria a glicemia e melhoraria a sensibilidade à insulina, ajudando a reverter o diabetes. Como suplementos não têm apresentado esses benefícios, deguste o alho da forma tradicional. Um estudo com animais revelou que altas doses de alho cru reduzem os níveis de glicose no sangue de maneira significativa.

Como os gregos o chamavam há 25 séculos, essa “rosa malcheirosa” ainda oferece outros benefícios. Estudos mostram que o alho pode ajudar a baixar os níveis do colesterol “ruim” (LDL) e elevar os do “bom” (HDL). O alho ainda afina o sangue, prevenindo a formação de coágulos e ajudando a combater a hipertensão arterial.

3. Maçã
Pesquisadores descobriram que mulheres que consomem ao menos uma maçã por dia apresentam probabilidade 28% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Esse fator certamente decorre do fato de a maçã conter altíssimo teor de fibras solúveis. Uma maçã média fornece impressionantes 4 g de fibras, em sua maior parte de pectina, também conhecida por sua capacidade de baixar o colesterol.

Para absorver todos os benefícios da maçã, opte pela fruta inteira e com casca. Procure maçãs como as Fuji, que são mais ácidas e contêm menos açúcar do que as Red Delicious. Em seguida, na escala glicêmica, vem o molho de maçã sem açúcar, que oferece muitos dos mesmos benefícios à saúde.

Além disso, apesar de ser um dos melhores alimentos para controlar a glicemia, a maçã não é rica em vitaminas ou minerais, o que não significa que não seja boa para a saúde. Na verdade, ela contém alto teor de compostos antioxidantes chamados flavonóides, substâncias que reduziriam o risco de câncer e de doenças cardíacas.

4. Brócolis
Por ser volumoso e pobre em calorias, o brócolis é uma ótima forma de compor pratos de carboidrato para baixar seu índice glicêmico.

Além disso, o brócolis é uma das melhores fontes de cromo, mineral necessário para o funcionamento normal da insulina. As fibras também fazem parte do “pacote de benefícios”: cada caule contém até 4 g de fibras.

O brócolis ainda possui alto teor de vitamina C. Segundo um estudo britânico, indivíduos que apresentam os maiores níveis de vitamina C no sangue são menos propensos a apresentar níveis elevados de hemoglobina glicada, indicador de longo prazo de altos níveis de glicose no sangue.

Mesmo que a vitamina C não proteja contra o diabetes (ainda não há provas científicas conclusivas a esse respeito), ela e outros antioxidantes podem certamente reduzir os riscos de complicações relacionadas a essa doença, como lesões oculares e nervosas.

5. Tomate
Tomates são excelentes alimentos para controlar a glicemia, não importa como são consumidos. Este fruto suculento contém teor baixíssimo de calorias (apenas 22 em cada um) e de carboidratos (menos de 5 g).

Além disso, é rico em vitamina C, que protege o corpo contra lesões causadas pela glicose no sangue. E em licopeno que pode ter um poder especial contra o diabetes. Pesquisadores americanos analisaram 1.665 pessoas com ou sem diabetes e descobriram que aqueles que apresentavam tolerância diminuída à glicose (essencialmente, o pré-diabetes) tinham níveis de licopeno no sangue 6% mais baixos do que os das pessoas saudáveis. Pessoas com diabetes recém diagnosticado apresentaram uma média 17% mais baixa. Dois outros estudos revelaram conexões semelhantes.

Fonte: Seleções

Revista Cariri Recomenda

Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Saúde

Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

16 de dezembro de 2025
Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo
Saúde

Cérebro humano passa por cinco grandes fases ao longo da vida, aponta estudo

14 de dezembro de 2025
Ceará antecipa vacinação contra a influenza para crianças; veja data
Saúde

Opas alerta para temporada de gripe mais precoce e com maior impacto em 2026

14 de dezembro de 2025
Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado
Saúde

Ceará realiza maior mutirão do SUS da história com mais de 3 mil procedimentos em todo o estado

13 de dezembro de 2025
Próximos
Ceará registra 1.641 óbitos por Covid-19; casos confirmados chegam a 24.255

Ceará registra 1.641 óbitos por Covid-19; casos confirmados chegam a 24.255

6 dicas para você prolongar a vida de seu notebook

6 dicas para você prolongar a vida de seu notebook

Brasil tem mais de 16 mil mortes por covid-19 e supera 240 mil casos

Brasil tem mais de 16 mil mortes por covid-19 e supera 240 mil casos

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Polo automotivo do Ceará pode receber mais quatro marcas, diz Elmano de Freitas

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

  • Ceará decreta ponto facultativo em 26 de dezembro para servidores estaduais

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat