Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

14 motivos que fazem você estar sempre com fome

Dieta desequilibrada e bem-estar físico têm grande impacto no apetite; entenda o que pode estar fazendo você sentir muita fome

8 de janeiro de 2020
14 motivos que fazem você estar sempre com fome
PUBLICIDADE

Comer é uma necessidade vital do ser humano, mas não são poucas as pessoas que já passaram pela situação de sentir uma fome constante e muito maior do que o normal. Afinal, o que faz com que alguém coma mais do que é realmente necessário?

Desequilíbrios nutricionais e até uma noite mal dormida podem fazer com que você esteja sempre com fome. Portanto, veja a seguir 14 motivos que provocam o aumento do apetite e por que eles têm esse efeito em nosso organismo.

1 – Pouca proteína na dieta
Alimentos ricos em proteínas são digeridos de forma mais lenta e promovem maior saciedade. Além disso, eles também contêm substâncias que estimulam a produção de hormônios que diminuem a fome (e ainda reduzem a quantidade dos hormônios que a aumentam).

Portanto, é importante ficar de olho em seu cardápio diário e incluir esse tipo de alimento na dieta. Aposte em carnes magras, como frango e peixe, e invista também em laticínios, leguminosas e sementes nutritivas, como a chia e quinoa.

2 – Qualidade do sono
De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, o sono está relacionado à produção de leptina, hormônio que regula a saciedade. Já a falta de descanso está associada à grelina, hormônio que aumenta a fome e acelera os processos digestivos.

Dessa forma, se a pessoa não estiver dormindo bem ou pelo tempo suficiente, o aumento da fome ao longo do dia é uma consequência desse desequilíbrio. E a orientação é dedicar mais atenção à qualidade do sono que temos diariamente.

3 – Carboidratos refinados
Os carboidratos refinados são aqueles com alto índice glicêmico e que são digeridos de modo acelerado pelo organismo. Por não possuírem nenhum elemento que ajuda a promover a saciedade, como fibras, o consumo desses carboidratos pode fazer com que a pessoa sinta mais fome ao longo do dia.

Alimentos como arroz branco, massas industrializadas, pães e biscoitos em geral devem ser evitados ou reduzidos na dieta. No lugar deles, prefira produtos integrais, feitos à base de arroz, aveia, centeio, cevada, amaranto, entre outros.

4 – Dieta com POUCA gordura
A falta de gordura no cardápio, principalmente a insaturada, também tem impacto na fome do indivíduo. Segundo o nutrólogo Fernando Chueire, esse grupo alimentar pode promover mais saciedade e, inclusive, ajudar no emagrecimento se consumido em quantidades moderadas.

Para isso, a dica é optar por alimentos que possuem gorduras ?do bem?, que trazem outros benefícios nutricionais além da saciedade e energia. É o caso do abacate, do azeite de oliva e das oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas).

5 – Beber pouca água
Segundo a nutricionista Patrícia Pinesi, a falta de água no corpo faz com que se confunda a sede com fome, como resultado do início de um processo de desidratação. O recomendado, portanto, é sempre lembrar de se manter hidratado, uma vez que a água age em todos os processos do nosso corpo – inclusive no apetite.

6 – Falta de fibras
A presença de fibras na alimentação ajuda a manter a fome distante, já que elas promovem uma digestão lenta, ajudando nosso corpo a retardar a absorção de calorias e fornecendo a sensação de saciedade.

Assim como em outros casos, a recomendação é incluir alimentos ricos em fibras na dieta diária. Cereais, frutas, legumes e, principalmente, verduras são as opções mais simples para equilibrar o cardápio do dia a dia.

7 – Comer distraído(a)
Comer em frente à televisão ou realizando outra tarefa paralelamente pode fazer com você coma mais do que necessário, uma vez que não está realmente concentrado na fome ou no processo digestivo, segundo o nutricionista Roberta Navarro.

Por isso, durante as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar), direcione toda a sua atenção para o prato e não se deixe distrair por outros fatores. Isso vale até mesmo para o celular, que deve ser evitado na hora de comer.

8 – Excesso de exercícios
Pessoas que fazem atividade física tendem, naturalmente, a ter um metabolismo mais acelerado, o que significa que o corpo processa os alimentos mais rápido. Nesse sentido, é normal que a prática de exercícios provoque um aumento na fome.

Nesse sentido, os praticantes de exercícios de alta intensidade podem amenizar a sensação de fome (e ainda desfrutar dos benefícios da atividade física) através da ingestão de alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

9 – Muita bebida alcoólica
Além de irritar o estômago, o esôfago e as paredes do intestino, o álcool consumido em excesso tem relação com a redução de hormônios que controlam o apetite, sendo a leptina um dos exemplos.

Isso quer dizer que o exagero nas bebidas alcóolicas pode ser o motivo de você sentir muita fome de vez em quando. E a solução é maneirar no consumo desses produtos, sem abusar na quantidade e na frequência.

10 – “Beber” suas calorias
Os líquidos costumam ser absorvidos pelo sistema digestivo de maneira mais rápida do que os sólidos. Por isso, quando se consome muitos alimentos nesse estado, como sopas, smoothies e sucos, é possível que, como consequência, a pessoa sinta fome com maior frequência.

Salvo em situações específicas, como uma recomendação médica, é importante intercalar alimentos sólidos e líquidos nas refeições. Dessa forma, a saciedade promovida pela comida no estômago irá afastar a sensação de fome constante.

11 – Fome emocional
O estresse costuma ser relacionado à chamada fome emocional, que ocorre quando se come não pela necessidade, mas como consequência de uma turbulência emocional. Grande parte desse problema é associada a elevação dos níveis de cortisol, hormônio conhecido por provocar fome, provocada por situações estressantes.

12 – Remédios que aumentam o apetite
Alguns tipos de medicamentos também podem desencadear um aumento do apetite. É o caso de remédios como corticoides e antidepressivos, que provocam apetite aumentado em que os consome. Por isso, não deixe de notificar seu médico caso isso aconteça com você.

13 – Comer muito rápido
Segundo a terapeuta Ana Kiyan, quando se consome os alimentos cuidadosamente e prestando atenção, é mais fácil perceber o quanto se está comendo, uma vez que pessoas que comem rápido tender a comer mais que o necessário.

Então, procure se alimentar de forma mais devagar, mastigando bem os alimentos e percebendo cada sabor, textura e aroma que estão no seu prato. Assim, seu organismo irá assimilar adequadamente toda a refeição, saciando a fome e nutrindo o corpo.

14 – Problemas de saúde
Eventualmente, a fome em excesso pode ser um sinal de um problema de saúde. Essas condições podem ir desde a diabetes à ansiedade e depressão. Portanto, não deixe de buscar ajuda médica ao notar um aumento repentino e constante no apetite. Seu bem-estar deve vir em primeiro lugar!

Fonte: Minha Vida

Revista Cariri Recomenda

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil
Saúde

Anvisa proíbe fabricação, venda e divulgação de três suplementos alimentares no Brasil

4 de dezembro de 2025
Insônia: causas, sintomas e quando procurar tratamento para problemas com o sono
Saúde

Relógio mental desajustado pode explicar insônia em adultos mais velhos, aponta estudo

2 de dezembro de 2025
OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade
Saúde

OMS publica primeira diretriz sobre uso de terapias com canetas emagrecedoras no tratamento da obesidade

2 de dezembro de 2025
Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará
Saúde

Campanha Dezembro Vermelho reforça conscientização sobre HIV e Aids no Ceará

29 de novembro de 2025
Próximos
Elton John doará R$ 4 milhões para ajudar a combater incêndios na Austrália

Elton John doará R$ 4 milhões para ajudar a combater incêndios na Austrália

Guarda Revolucionária do Irã afirma que realizou ataques contra forças americanas em base no Iraque

Guarda Revolucionária do Irã afirma que realizou ataques contra forças americanas em base no Iraque

Chuva causa transtornos em cidades do Interior; Morada Nova registra 75 mm

Chuva causa transtornos em cidades do Interior; Morada Nova registra 75 mm

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat