O dia a dia agitado de muitas pessoas impede um modo de vida saudável. Mas o fato é que, se não houver cuidados com o corpo e a mente, tudo pode desandar! A boa notícia é que existem alternativas para quem não tem muito tempo (nem dinheiro!) para investir em uma academia, ou estão impossibilitados devido as medidas de distanciamento social. Estes 10 aplicativos para malhar em casa podem iluminar o caminho de quem quer entrar de cabeça nas atividades físicas.
É possível baixar aplicativos para malhar em casa em seu smartphone, o que pode ajudar na hora de controlar quanto você correu ou as calorias que perdem em determinada atividade. E com alguns exercícios simples, é possível garantir o bem-estar e saúde prolongada. Mas preste atenção: caso você nunca tenho feito atividades físicas, será necessário ir devagar no começo e, em alguns casos, consultar um médico para saber se está tudo ok. Se estiver tudo certo, não hesite em começar os exercícios!
Adapte o espaço antes de começar
Antes de começar a malhar em casa, é necessário prestar atenção a algumas recomendações gerais. Em primeiro lugar, utilize as mesmas roupas que vestiria para ir a uma academia. Camisetas leves, calças de lycra e calçados confortáveis, para corrida, são ideais.
Além disso, não negligencie o alongamento. É importante alongar e aquecer os músculos antes de qualquer atividade para evitar estiramentos ou lesões.
Reserve também um local espaçoso para as atividades. O ideal é que haja um espaço de pelo menos dois metros entre você e outros objetos no cômodo. Prefira, por exemplo, espaços como o quintal ou o terraço, locais em que você pode se movimentar livremente. Providencie ainda um tapete de borracha para evitar lesões nas costas ou em outras áreas do corpo.
Confira 10 dos melhores aplicativos para malhar em casa:
1. Nike Training Club
A Nike lançou um dos mais completos aplicativos para interessados em corrida. O Nike+ Running é ideal para quem busca começar a correr do zero: você pode configurar o aplicativo para monitorar suas metas e adicionar lembretes das suas atividades. Além disso, ele dá dicas de como você pode melhorar aos poucos, de acordo com a sua evolução. É possível malhar em casa com ele através das dicas de exercícios que ele também oferece, além de cronometrar e permitir que você registre a sua evolução. (Android e iOS)
2. Workout trainer
Se você está buscando um aplicativo que oferece motivação na hora de malhar – o que é muito importante, não apenas em casa, como também na academia –, Workout trainer é o ideal. Ele traz dezenas de aulas com exercícios simples, mas seu diferencial está nas mensagens que ele emite durante o exercício: “vamos lá!”, “não desanima!” são algumas delas. (Android e iOS)
3. Desafio 30 Dias Fitness
Nada mais motivador do que um desafio, não é? A proposta do Desafio 30 Dias Fitness é exatamente essa: 30 exercícios variados durante 30 dias. Você pode escolher o que quer treinar durante esse período antes de começar. As atividades se dividem em treino abdominal, treino de glúteos, treino de corpo inteiro entre muitos outros. Ideal para quem quer seguir um cronograma e de quebra ainda superar alguns desafios! Disponível apenas para Android.
4. Lojong
Não só o corpo precisa se exercitar constantemente, mas também a mente requer os mesmos cuidados. Fazer palavras cruzadas, por exemplo, ajuda a mantê-lo ativo. A meditação, entretanto, é uma das práticas mais adotadas no mundo inteiro e a que oferece os melhores resultados a longo prazo tanto para o corpo como para a mente. O Lojong pode ajudar você a exercitar a mente com áudios de meditação guiadas e vídeos didáticos sobre a prática. Parte do conteúdo é pago, mas ainda assim é possível iniciar-se no caminho da meditação com ele para melhorar a sua rotina de exercícios. (Android e iOS)
5. Track Yoga
O ioga é uma prática muito comum entre os que querem incluir uma atividade física na rotina diária. Para começar, tire da sua cabeça todas as posições difíceis que já viu. O Track Yoga vai te ajudar nisso: existem dezenas de níveis para começar sem riscos. Mas aqui vale o mesmo aviso do início da matéria: consulte um especialista que avalie o seu corpo e dê o seu aval para que você comece a praticar em casa. (Android e iOS)
6. 7 minutos
O nome já diz tudo: cada exercício leva 7 minutos para ser completado. Trata-se de um programa de treino com base em circuitos de alta intensidade, o que melhora a aptidão física e aeróbica. É ideal para quem não tem tempo, mas ainda deseja realizar uma atividade física: ele marca o tempo em um cronômetro e registra os exercícios feitos em um calendário. Para quem busca malhar em casa, pode ser um aliado gigante! Disponível para Android, mas há similares no iOS.
7. Treino em casa – sem equipamentos
O Treino em casa tem uma proposta parecida com os outros aplicativos. Ele oferece níveis variados de exercícios de acordo com a parte do corpo que você deseja trabalhar. Em cada um, há uma breve explicação de como você pode realizar o exercício. Em nenhum deles você precisará de equipamentos; basta colocar uma roupa adequada, ter um local espaçoso e começar. (Android e versões similares no iOS)
8. BTFit
O BTFit é como um personal trainer portátil. Com ele, é possível explorar diversos exercícios de cardio dance, treinos funcionais, ioga, pilates entre muitas outras atividades tradicionais para o corpo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas, se você se interessar, há planos que oferecem mais atividades, se desejar. (Android e iOS)
9. Runtastic
O Runtastic é um aplicativo útil para quem quer acompanhar e medir números. Ele rastreia quantos metros, por exemplo, você correu ou caminhou. Há também um guia para desenvolver o seu treino de musculação e guias para melhorar o desempenho. Se você tem um quintal grande, que te possibilite fazer pequenas caminhadas ou até mesmo correr, esse aplicativo será um ótimo companheiro para calcular seus esforços e resultados. (Android e iOS)
10. Jefit Pro
O Jefit Pro permite que o usuário trace metas personalizadas para seus exercícios diários, acompanha o progresso e oferece alternativas para melhorar o desempenho do treino. Ele também pode ser baixado gratuitamente, mas há planos de assinatura para quem quiser tirar mais do aplicativo. Esse aplicativo é disponível apenas para Android.
Fonte: Seleções