A cidade de Várzea Alegre, no Sul do Ceará, registrou a maior chuva deste início de 2023. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7 horas de quinta-feira e 7 horas desta sexta (20), choveu 160 milímetros no Município.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
• Facebook
• Twitter
• YouTube
• Koo
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Ao todo, nas últimas 24 horas choveu em pelo menos 110 cidades do Ceará, com os maiores volumes tendo sido concentrados no Sul e Centro-Sul cearense. Além de Várzea Alegre, outros dois municípios superaram aos 90 mm: Granjeiro (112 mm) e Cedro (98,1 mm). Os dados são parciais e tendem a aumentar ao longo do dia.
No ano passado, Várzea Alegre foi a sétima cidade com maior volume acumulado (1.897,4 mm) e, Granjeiro, obteve o sexto maior índice (1.905,6 mm).
Com chuvas intensas há seis dias consecutivos, o volume acumulado de janeiro teve salto significado. Se na primeira quinzena do mês as precipitações foram tímidas e o cenário apontavam para um mês abaixo da média, agora a expectativa é outra.
Nos 20 dias iniciais deste mês, a Funceme já acumula 61.8 mm, índice próximo da normal climatológica para o período, que é de 98,7 mm.
Previsão
Para os próximos dias, a Funceme prevê continuidade das chuvas em todo o Estado. Neste sábado (21), a previsão é de “céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macorregiões com chuva na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais, alta possibilidade de chuva”.
No domingo, ainda conforme projeta a Funceme, a previsão é de “céu variando de nublado a parcialmente nublado com alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiõe”.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta risco de chuvas e ventos fortes para 57 cidades do Ceará. Na manhã desta sexta, o órgão emeitiu alerta para possibilidade de chuvas de 50 milímetros por dia e ventos com rajadas que podem chegar a 60km/h.
O alerta é válido até as 10 horas deste sábado, no entanto, pode ser renovoado a depender das condições climáticas. O atual aviso meteorológico é o quinto consecutivo emitido pelo Inmet. Em todos os outros as previsões se confirmaram.
Fonte: Diário do Nordeste