Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Unidades de isolamento contra Covid-19 para pessoas em situação de rua são fechadas no Interior

"Vulnerabilidade social tem sido um fator para desfechos piores da doença, como o óbito", diz infectologista

3 de maio de 2021
Unidades de isolamento contra Covid-19 para pessoas em situação de rua são fechadas no Interior

Em Juazeiro do Norte, a Pousada Social acolhe 20 pessoas isoladas, mas a perspectiva é ampliar o número de pessoas atendidas (Foto: Antonio Rodrigues)

PUBLICIDADE

Em março de 2020, quando o Ceará registrava os primeiros casos da Covid-19, alguns municípios do interior do Estado criaram unidades que permitiam que a população em situação de rua cumprisse o isolamento social. Com o passar do tempo, estes locais de acolhimento sofreram queda de demanda e viu-se uma resistência por parte desse público, segundo os responsáveis. Em Sobral e Crato, por exemplo, foram fechados.

O infectologista Keny Colares reforça que a população em situação de rua está mais exposta aos agentes infecciosos, inclusive o coronavírus. “De forma geral, a vulnerabilidade social tem sido um fator para desfechos piores da doença, como o óbito. A distribuição de desfechos negativos da doença não é igual entre quem tem mais condições econômicas e quem não tem. Imagino que a população de rua siga essa lógica geral”, observa.

Em Crato, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do município (SMTDS) criou, no fim de março do ano passado, a unidade de isolamento social para pessoas em situação de rua na sede da Pastoral do Menor. Ao todo, foram disponibilizadas 22 vagas. Além da acomodação durante a noite, ofereceu três refeições diárias e kits de higiene pessoal. No entanto, a iniciativa só durou dois meses.

De acordo com a titular da secretaria, Ticiana Cândido, foi feita uma avaliação com os próprios usuários, que não queriam mais continuar na unidade.

“Eles não quiseram ficar no abrigamento. Já tinha uma estrutura, mas houve resistência (em permanecer no local). Queriam apenas dormir, mas não permanecer em isolamento social todo o período, porque alguns trabalham, fazem bico”
Ticiana Cândido, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Crato

Apoio alternativo em Crato
Como alternativa, este público ainda dispõe do apoio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). “A gente está ofertando alimentação, espaço para higiene pessoal e encaminhamento para outras políticas públicas. No sábado e domingo oferece oficinas”, detalha a secretária.

O equipamento dispõe ainda de lavagem de roupas, oficinas, palestras, atendimento social, psicológico, educacional e jurídico, além de viabilizar contatos telefônicos.

A partir da pandemia, também foram disponibilizadas máscaras descartáveis. Diariamente, três itens são entregues para cada um que visita o Centro Pop. Já as pessoas em situação de rua que apresentam sintomas gripais são encaminhadas pelo equipamento para a Unidade Sentinela, onde são testados. Hoje, o Crato tem 45 cadastrados, mas a média diária é de 20 a 25 usuários.

Abrigo e apoio psicológico em Sobral
Em Sobral, na região Norte, uma unidade de acolhimento provisório também foi criada em uma escola do município. O espaço chegou a receber entre 20 a 25 pessoas, oferecendo também alimentação, máscara, álcool em gel, kits de higiene pessoal, acompanhamento psicológico, entre outras ações. Antes de ingressar, todos eram testados. O contato foi feito em trabalho de abordagem social nas ruas.

Além da unidade de acolhimento, o município conseguiu ingressar algumas pessoas em situação de rua em unidades terapêuticas ou permitiu o retorno para suas famílias. “Como forma de incentivo, oferecemos cesta básica e o retorno para casa. Boa parte ainda mantém o vínculo com suas famílias”, explica Savio Baia, coordenador da Assistência Social da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral.

Porém, a unidade provisória também foi fechada, na última semana. “Fizemos uma avaliação e alguns estavam querendo voltar para suas famílias. Ficaram apenas duas pessoas”, justifica Baia.

Como alternativa, Sobral ainda conta com um equipamento de acolhimento permanente de pessoas em situação de rua além dos próprios serviços do Centro Pop. Cada um poderá ficar por até seis meses e, dependendo da avaliação, o período ser estendido. “A gente tenta, na verdade, que eles retornem para suas famílias, retomar o vínculo”, pontua o coordenador. Lá, hoje, mantém-se 15 pessoas, mas a capacidade é de até 25 pessoas.

Perspectiva de ampliação em Juazeiro do Norte
Já em Juazeiro do Norte, o cenário é diferente. Em março de 2020 também foi criada a unidade de isolamento social para pessoas em situação de rua no Centro Administrativo do Cariri, ao lado do Vapt Vupt. O alojamento pode receber até 30 pessoas, ofertando três alimentações diárias, além de distribuição de kits de higiene pessoal durante o período. No último mês de dezembro, os usuários foram realocados na Pousada Social.

O acolhimento permanece até hoje, mantendo 20 pessoas isoladas, mas a perspectiva é ampliar. “Sexta passada visitamos outros lugares, para iniciar um processo de mudança, num local com mais condições. Ainda continuamos buscando”, antecipa a diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte (Sedest), Jácsa Vieira.

Mais de 20 funcionários, entre cuidadores, educadores, auxiliar de cozinha, de limpeza, entre outros, trabalham na Pousada Social e são testados regularmente. “Ainda disponibilizamos máscara, álcool em gel”, completa a diretora.

“Seguro do vírus”
Paralelo a isso, o Centro Pop de Juazeiro do Norte atende regularmente cerca 45 pessoas em situação de rua. Um dos beneficiados com seus serviços é Francicarlos da Silva, de 54 anos. Nascido em Recife, ele cresceu em Araripina, no sertão pernambucano, onde ficou até a adolescência. Ainda morou por sete anos em Caruaru e, desde os 20 anos, passou e viver de cidade em cidade. Há três, desembarcou na terra do Padre Cícero e passou a morar nas ruas. “Aqui (no Centro Pop) ainda recebo toda assistência e me sinto mais seguro do vírus”, garante.

No Ceará, existem apenas oito Centros POP: Fortaleza (com duas unidades), Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Pacatuba e Pacajus. Em Maracanaú, uma unidade foi fechada em abril de 2019. Ou seja, são apenas três unidades estão fora da Região Metropolitana da Capital. Todos são administrados pelas prefeituras. No Interior, dois municípios com população acima de 100 mil habitantes, Itapipoca e Iguatu não possuem esta unidade.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Brasil tem a menor média móvel semanal de mortes por Covid-19 desde 4 de maio

Covid-19: Ceará soma 688.026 casos; mortes pela doença chegam a 17.844

Revisão do FGTS de 1999 a 2013: saiba como receber o dinheiro

Revisão do FGTS de 1999 a 2013: saiba como receber o dinheiro

TCU cobra resposta de governo e Exército sobre cloroquina

Ministério da Saúde deve desistir de recomendar cloroquina contra Covid-19

Mais Lidas

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

    Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat