A Universidade Federal do Cariri (UFCA) formou nesta sexta-feira (24), 37 novos médicos. Os novos profissionais – internos matriculados no décimo segundo período do curso de Medicina – já concluíram 75% das horas do internato exigidas pelo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da formação. A colação de grau desses internos foi antecipada para que eles possam atuar na linha de frente de combate à Covid-19, conforme Resolução nº 383 do Ministério da Educação e da Resolução nº 11 do Conselho Universitário da UFCA, que dispõem sobre a antecipação da colação de grau para alunos da área de saúde.
A colação foi realizada no auditório da Faculdade de Medicina (Famed), no campus Barbalha da UFCA, às 11h desta sexta. O evento foi rápido e contou com a presença de apenas quatro formandos, para que não houvesse aglomeração. Os demais serão representados por procuração pelos que estarão presentes. O reitor, Ricardo Ness, o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), Rodolfo Jakov, o gerente da Divisão de Tratamento e Divulgação de Dados Acadêmicos da Prograd/UFCA, Samuel Facundo, bem como o diretor da Famed, Cláudio Gleidiston, o vice-diretor, Marciano Lima Sampaio, e a coordenadora do curso de Medicina, Emille Sampaio, estiveram presentes. Todas as medidas recomendadas pelos profissionais de saúde, como uso de máscara, distanciamento físico e até o uso individual de caneta para assinar as atas forão tomadas.
Os 37 internos que se formaram nesta sexta são oriundos de nove estados diferentes do Brasil: Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.