Das dez cidades cearenses com maior número de infectados pelo novo coronavírus, apenas Fortaleza e Sobral decretaram lockdown. Os demais municípios têm adotado outras medidas para conter a rápida disseminação do vírus, como ampliação de testagem, implantação de barreiras sanitárias, restrição no horário de funcionamento do comércio e atividades não essenciais, e proibição de feiras livres.
>>> Crato e Juazeiro do Norte já têm circulação da nova variante do coronavírus; veja lista completa
Apesar da recomendação do governador Camilo Santana (PT) para que as cidades em nível crítico de transmissão da doença adotem o lockdown, gestores destas localidades justificam que as atuais medidas são adequadas para o momento e ressaltam que os números epidemiológicos estão sendo monitorados periodicamente. “Caso siga avançando a tendência é endurecer as medidas”, pontuou a assessoria de Crato, na região do Cariri.
Cidades com maior número de infectados:
• Fortaleza – 125.968;
• Juazeiro do Norte – 18.202;
• Sobral – 15.439;
• Caucaia – 11.138;
• Maracanaú – 10.936;
• Crato – 10.089;
• Crateús – 7.237;
• Maranguape – 7.044
• Iguatu – 5.610;
• Russas – 5.247
Juazeiro do Norte
A maior cidade do interior cearense, com mais de 275 mil habitantes, descartou lockdown “neste primeiro momento”, conforme apontou o prefeito Gledson Bezerra. Ele reconhece o momento delicado encarado em todo o Estado, mas avalia que as medidas em vigor atualmente no Município são apropriadas.
Dentre elas, está a intensificação da testagem e das campanhas publicitárias para “orientar a importância da adoção das medidas sanitárias para que outras mais graves não se façam necessárias”, destacou Bezerra.
Quanto aos testes, o Município adquiriu 250 testes do tipo swab. A coleta do material da nasofaringe ocorre de forma semelhante à do swab comum para o exame do tipo RT-PCR. Porém, o resultado do swab antígeno fica disponível após cerca de 15 minutos.
“O swab antígeno pode ser feito a partir do 3º dia de sintomas. Com isso a gente consegue diagnosticar, isolar e tratar mais rápido o paciente, evitando internações”, ressalta a secretária da Saúde do Município, Francimones Albuquerque. Na próxima segunda-feira, 8, será aberta licitação para aquisição de mais 7 mil testes.
A fiscalização também terá incremento de equipe para evitar aglomerações. Além disso, Juazeiro, Crato e Barbalha se uniram para criação de um Comitê de crise que analisará os dados e definirá, em conjunto, ações futuras que serão decretadas.
Crato
A cidade restringiu o funcionamento do comércio e restaurantes, impondo fechamento até às 20h de segunda a sexta-feira e de 15h aos sábados para restaurantes e 17h para comércio, ficando liberado os serviços essenciais. O atual decreto determina o fechamento de espaços públicos, como praças e calçadões, com restrição de circulação a partir das 17h.
O Município implantou ainda toque de recolher das 22h às 5h, com exceção das atividades essenciais e suspendeu as aulas e atividades presenciais em estabelecimentos público ou privado. Educação infantil para crianças de até 3 anos está liberada. Além disso, todo o funcionalismo municipal está remoto.
Crato também ganhou dez novos leitos de UTI no começo desta semana. Apesar do reforço, contudo, a ocupação preocupa. Conforme o IntegraSus, o Município tem taxa de ocupação de 90% para leitos UTI-Covid.
Por André Costa
Fonte: Diário do Nordeste