Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Romaria de Finados reúne 300 mil pessoas em Juazeiro do Norte

As celebrações tiveram início no último dia 29 de outubro e se encerram hoje (2), quando cerca de 100 mil fiéis devem visitar o túmulo do Padre Cícero

2 de novembro de 2019
Romaria de Finados reúne 300 mil pessoas em Juazeiro do Norte

(Foto: Kid Júnior)

PUBLICIDADE

A aposentada Elza Barros, 76, mesmo na cadeira de rodas, viajou da aldeia indígena pankararu, entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia, em Pernambuco, para visitar o túmulo do Padre Cícero neste dia 2 de novembro. A romeira veio agradecer por estar melhor de um problema na perna. “Não aguentava assentar o pé no chão, gritando de dor”, conta, sem detalhar a doença.

O sentimento da devota é parecido com o de outras milhares de pessoas que viajaram até Juazeiro do Norte para participar da Romaria de Finados que, em uma semana, reuniu cerca de 300 mil católicos que consideram a cidade como uma “nova Jerusalém” no sertão nordestino. Diferente das outras romarias, a característica desta celebração é a espacialidade. Os visitantes se espalham por diversos bairros e formam grandes feiras livres a céu aberto.

“O romeiro faz seu caminho, já que considera a cidade um grande santuário”, define o padre Cícero José da Silva, pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Porém, o grande alvo desta devoção é o túmulo do Padre Cícero dentro da Capela do Perpétuo Socorro – templo que o próprio sacerdote construiu. É lá que centenas de romeiros se espremem para ficar mais próximos do local onde estão os restos mortais do “padrinho”.

Muitos, sem conter a emoção, choram aos seus pés. Além disso, os devotos levam diversos objetos para tocar sua sepultura, como terços, quadros, carteiras, chaves, estátuas, medalhas, chapéus.

Hoje (2), duas celebrações emocionantes marcam a despedida dos devotos. A primeira missa, pela manhã, reúne milhares de fiéis no largo da Capela do Socorro.

Estima-se que, só neste sábado, 100 mil pessoas visitem o túmulo do fundador de Juazeiro do Norte. Mais tarde, ao meio-dia, a tradicional bênção dos chapéus finaliza os festejos na Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Origem
Segundo a historiadora Danielle Agapto, a Romaria de Finados é compreendida como a celebração legítima ao Padre Cícero. “As outras celebrações eram suprimidas pela Igreja, mas não tinha como conter a visita a um finado. Então, ela começa em torno da morte dele”, acredita. Outras celebrações como a Romaria de Nossa Senhora das Dores e a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, já existiam antes da morte do sacerdote, em 1934. “É a maior romaria, mas também a mais emotiva. Antes, as pessoas faziam a pé, levavam mantimentos em burrinhos, faziam acampamentos. Existia a dificuldade de locomoção, que fazia a romaria ser menor”, narra Danielle. De forma espontânea, a celebração foi crescendo mesmo entre os meses mais quentes do ano. “É uma época difícil até financeiramente. A maioria dos romeiros eram agricultores”, aponta a historiadora.

Sacrifício
Vestidos de preto, representando o luto, no sol de 35 graus, muitos romeiros fazem o sacrifício físico para estar em Juazeiro do Norte. “Se aproxima da reverência à morte, mas não é um romeiro triste”, ressalva a historiadora. “A Romaria de Finados é em torno da memória. Ela tem a característica de ser a romaria dos que mais lutaram para existir”, reforça Danielle.

Muitas pessoas ainda têm a promessa de se enterrar no Cemitério do Socorro, que fica atrás da Capela homônima. Hoje, praticamente não há mais espaço ali. Até as veredas entre os túmulos foram ocupadas por devotos do Padre Cícero que desejavam estar próximos do santo popular. No túmulo do “padrinho”, neste Dia de Finados, um chão de flores se forma em pequeno templo religioso.

Recém-batizada como “Romaria da Esperança”, o bispo Gilberto Pastana, líder da Diocese de Crato, definiu a Romaria de Finados como escatológica, “reporta ao fim dos tempos, mas também à vida eterna”, acredita. Os romeiros que visitam Juazeiro vêm para rezar por seus entes queridos, mas também pelo sacerdote. “Aqueles que confiam no Senhor sabem que a morte é uma passagem. A vida do Padre Cícero, esses testemunhos, recorda esses valores”.

Economia
Com o grande fluxo de pessoas, as ruas de Juazeiro ficam estreitas para o número de comerciantes. A maioria deles vem de outros estados. Alguns improvisam um local para dormir em seus próprios caminhões, onde armam suas redes. Com duas toneladas e meia de rapadura, doce preferido pelos romeiros, o vendedor Adriano Rodrigues viajou de Santa Cruz da Baixa Verde (PE) para ganhar uma renda extra na Romaria de Finados. “O romeiro compra muito e gosta de levar para suas famílias”, conta.

Andando alguns minutos pelo entorno do Santuário de São Francisco é possível encontrar uma diversidade de eletrônicos, brinquedos, artigos religiosos, roupas e artesanato. Outra atração é a variedade de produtos medicinais que colorem as calçadas e praças da cidade.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Aeroporto de Juazeiro do Norte é o único do Brasil dentro de um Geoparque da Unesco
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte registra mais de 500 mil passageiros em 2025 e reforça crescimento do turismo no Cariri

31 de janeiro de 2026
Domingo de Páscoa tem ‘perigo’ de chuvas intensas em todo o Ceará, mostra aviso do Inmet
Regionais

Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

30 de janeiro de 2026
Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato
Cariri

Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

29 de janeiro de 2026
Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte
Regionais

Decon promove mutirão de renegociação de dívidas em Juazeiro do Norte

27 de janeiro de 2026
Próximos
Atrasos nos repasses do MCMV podem gerar perda de 12 mil empregos até o fim do ano no Ceará

Atrasos nos repasses do MCMV podem gerar perda de 12 mil empregos até o fim do ano no Ceará

Só pode caneta preta: confira o que levar e não levar para a prova do Enem

Só pode caneta preta: confira o que levar e não levar para a prova do Enem

Luciano Huck visita o Cariri e procura histórias para quadro do seu programa

Luciano Huck visita o Cariri e procura histórias para quadro do seu programa

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Reino Unido alerta para casos graves de inflamação no pâncreas associados a Wegovy e Mounjaro

  • Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

  • Apostas online deixam de ser entretenimento e passam a ser tratadas como crise de saúde pública no Brasil

  • Nova tabela do Imposto de Renda amplia isenção e beneficia 16 milhões de brasileiros

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat