Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Quase 30% das cidades do Ceará estão sendo atendidas por carros-pipa

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), atualmente mais de 169 mil cearenses se beneficiam com programa federal

19 de setembro de 2019
Quase 30% das cidades do Ceará estão sendo atendidas por carros-pipa

Em menos de três meses, o número de carros-pipa em operação no Estado saltou de 303 para 405 (Foto: Alex Pimentel)

PUBLICIDADE

Comunidades rurais de quase um terço dos municípios do interior cearense já estão recebendo água de carros-pipa. O quadro é de alerta, uma vez que a última quadra chuvosa, apontada como a terceira melhor das últimas duas décadas, chegou ao fim a menos de quatro meses.

O curto período já é suficiente para começar a esvaziar as barragens e secar as cisternas de muitas famílias. A chuva foi até suficiente para o plantio de legumes, afirmam os sertanejos, mas nem tanto para o armazenamento de água nos açudes de várias localidades. Deste modo, os moradores precisam do auxílio da operação federal Carro-Pipa para saciar a sede.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), criado no início deste ano em substituição ao Ministério da Integração Nacional, atualmente 405 carros-pipa estão circulando em 54 municípios cearenses, atendendo 169.892 pessoas. Outras cinco cidades tiveram o pedido negado, contudo solicitaram revisão da análise e estão aguardam serem incluídas no programa, elevando para 59 o quantitativo de cidades assistidas por carros-pipa.

Em junho passado, antes que o fim do período de chuvas completasse um mês, eram 303 caminhões garantindo o abastecimento de cerca de 104 mil pessoas no Ceará residentes em áreas rurais. O aumento de beneficiados, em três meses, foi de 63%.

O analista de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Daniel Camurça, reconhece haver dificuldades hídricas para atendimento humano a partir do meio do Estado seguindo para a região dos Inhamuns. A situação só não é mais grave, avalia ele, porque as adutoras instaladas nos últimos anos, interligadas aos açudes oficiais, estão atendendo várias localidades, antes somente abastecidas por carros-pipa.

Entraves
Entretanto, as coordenadorias da Defesa Civil de muitos municípios reclamam de dificuldades em conseguirem a liberação de rotas na Operação coordenada no Estado pelo Exército Brasileiro. A cada dia o número de reclamações aumenta diante da demora no atendimento das reivindicações de abastecimento das cisternas.

O coordenador da Defesa Civil de Quixadá, Kleber Júnior, aponta como principal problema para a morosidade, a quantidade de critérios exigidos para a assistência aos povoados rurais. Para o reconhecimento federal da situação de emergência, além do Relatório de Constatação, incluindo provas fotográficas, é preciso casar ao pedido a certidão de perda de safra superior aos 50% emitida pela Ematerce.

“Este ano, graças a Deus, choveu o suficiente para boas colheitas em muitas regiões. Disso o agricultor não pode reclamar, mas esse aspecto positivo não corresponde à captação de água. Não choveu o suficiente para repor boa carga nos açudes dessas localidades. Além disso, apesar das muitas perfurações de poços, em boa parte deles a água é imprópria para o consumo. O jeito ainda é recorrer aos carros-pipa. Por isso, é preciso mais agilidade na avaliação”, pontuou o coordenador.

Soluções
Estes problemas foram debatidos em encontro realizado no início deste mês em Quixadá com representantes da Defesa Civil de Choró e de Ibaretama, da Associação dos Pipeiros, da Federação das Associações e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O gestor municipal de Quixadá, Ilário Marques, apontou como opção para o atendimento das solicitações das comunidades barradas pelo Exército, a criação de uma comissão para analisar os detalhes dos critérios exigidos. Ele sugere ainda a elaboração de um documento unificado com as propostas de adequações para entrega ao Exército. Desta forma, considera Ilário, reduziriam as dúvidas tanto dos requerentes quanto dos órgãos federais que assinalam a liberação dos carros-pipa.

O gestor municipal ainda apontou como opção recorrer à Justiça para assegurar o atendimento à população, por tratar-se de uma necessidade fundamental à sobrevivência.

Em Tauá, outro entrave. Dos 56 carros-pipa que abastecem o Município, pelo menos 26 estão impossibilitados de realizar o abastecimento de comunidades rurais da região. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Wilson, a empresa responsável pelo chip que faz o controle da movimentação retirou os equipamentos para manutenção. “Está havendo demora na reposição dos equipamentos de aferição. Quem mais precisa de água, os mais pobres, está sendo prejudicado”, relatou.

Por nota, o MDR explicou que todos os ítens exigidos para liberação das rotas, isto é, a inclusão de comunidades rurais a serem abastecidas por carros-pipa, são regulamentados pelas Portarias Interministeriais 1/2015 e 2/2015. A Pasta não se manifestou quanto às queixas na morosidade da inclusão das cidades no status de situação de emergência. Já o Exército pontuou que cumpre apenas o papel de fiscalização e viabiliza a operacionalização do abastecimento emergencial de água para o consumo humano.

Por Alex Pimentel

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

☔ Alerta de chuvas intensas no Ceará é ampliado para 108 cidades, segundo Inmet
Cariri

Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

5 de dezembro de 2025
Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões
Regionais

Hospital Polo Regional do Centro-Sul inicia obras em Iguatu com investimento superior a R$ 312 milhões

4 de dezembro de 2025
Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité
Regionais

Elmano de Freitas autoriza início das obras do Hospital Regional do Maciço de Baturité

29 de novembro de 2025
Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento
Cariri

Compra de caixas em Várzea Alegre vira alvo de investigação por suspeita de superfaturamento

29 de novembro de 2025
Próximos
Projeto que altera Fundo Eleitoral é aprovado na Câmara

Projeto que altera Fundo Eleitoral é aprovado na Câmara

PF faz buscas no Congresso em operação que investiga senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro

PF faz buscas no Congresso em operação que investiga senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro

Autenticação e autorização na nuvem: uma breve e necessária contextualização – Por Yrineu Rodrigues

Autenticação e autorização na nuvem: uma breve e necessária contextualização - Por Yrineu Rodrigues

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat