O Governo do Ceará anunciou um investimento de US$ 71 milhões (mais de R$ 400 milhões) para ampliar os serviços e equipamentos da Proteção Social no estado. A medida faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III), que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida estadual.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O governador Elmano de Freitas detalhou a expansão durante reunião no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta sexta-feira (21), ao lado da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, e de gestores dos 85 municípios contemplados.

Expansão da rede de proteção social
Na segunda fase do programa, estão previstas a construção de 103 novos equipamentos, sendo:
• 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras);
• 4 Complexos Sociais Mais Infância;
• 78 Centros de Educação Infantil (CEIs), dos quais 61 terão capacidade para 200 crianças e 17 para 100 crianças.
Na primeira fase do programa, já foram entregues cerca de 190 equipamentos sociais, incluindo as Casas da Mulher Cearense.
Impacto na geração de empregos e assistência social
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do investimento para fortalecer o atendimento à população e gerar novas oportunidades de emprego.
“Nós vamos entregar esses 103 equipamentos para a população de 85 municípios cearenses. Esse é um momento de fortalecer o diálogo com os prefeitos e prefeitas para trabalharmos juntos e garantirmos essas conquistas para os cearenses. Além de serem beneficiados com os Centros de Educação Infantil, os Cras e os Complexos Mais Infância, essas obras também geram novos empregos para o nosso povo”, destacou.

A vice-governadora Jade Romero, titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), reforçou que as construções terão impacto direto na redução das vulnerabilidades sociais.
“São obras que impactam diretamente na redução das vulnerabilidades sociais e irão nos ajudar a transformar nosso estado. Temos a data limite de 14 de março para que os municípios entreguem suas documentações e, assim, possamos iniciar e entregar esses equipamentos no menor tempo possível”, afirmou.
Municípios se preparam para receber novos equipamentos
O município do Crato está entre os contemplados e aguarda a instalação de um Complexo Social Mais Infância. O prefeito André Barreto destacou a relevância do projeto para a cidade.

“O Crato tem investido bastante na política de assistência social e na educação infantil. A chegada do Complexo Mais Infância e de outros equipamentos nos permite sonhar mais alto com uma educação de qualidade e uma atenção maior às nossas crianças, tanto na primeira infância quanto na adolescência”, declarou.
Por Aline Dantas










