Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal já podem solicitar gratuitamente o kit de TV digital — composto por antena, cabo, receptor e controle remoto — em sete municípios do Ceará. A iniciativa, que integra o programa Brasil Antenado, já está em funcionamento nas cidades de Catunda, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Monsenhor Tabosa, Quiterianópolis e Solonópole.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O projeto tem como meta ampliar o acesso gratuito à TV aberta digital em todo o país, garantindo qualidade de imagem e som e fortalecendo o direito à comunicação.
Inclusão digital e social
Segundo Leandro Guerra, CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela execução do programa, a medida representa um avanço na democratização da informação.
“O Brasil Antenado amplia a cobertura da TV aberta e reafirma o compromisso da EAF com o direito de todos de se informar. Sempre dizemos que é o Brasil que precisa ser visto, ouvido e antenado”, destacou.
Já o diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações (MCom), Tawfic Awwad Junior, ressaltou os benefícios da nova tecnologia.
“É uma política pública de inclusão, que leva cidadania, educação, cultura e informação para famílias beneficiárias de programas sociais. A TV digital oferece mais de 100 canais gratuitos, com som e imagem de alta qualidade”, afirmou.
Como solicitar o kit
As famílias que se enquadram nos critérios devem realizar o agendamento da instalação do kit pelos canais de atendimento da EAF:
• Telefone e WhatsApp: 0800 729 2404
• Site: brasilantenado.org.br
Expansão até 2026
O Brasil Antenado será implantado em três fases, com previsão de atendimento a 323 municípios de 16 estados até abril de 2026.
• 1ª fase: de julho a 12 de outubro de 2025 — inclui 77 cidades, entre elas as sete contempladas no Ceará;
• 2ª fase: de 13 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026;
• 3ª fase: de 12 de janeiro a 12 de abril de 2026.
Por Fernando Átila










