A Polícia Civil do Ceará cumpre, na manhã desta quinta-feira (15), mandados de busca e apreensão em Santana do Cariri e em Lavras da Mangabeira, no interior do Estado. Ao todo, 40 agentes participam da ação realizada na comissão de licitação, na sede da Prefeitura de Santana, e em residências de empresários e de servidores públicos.
Conforme a polícia, os investigados são suspeitos de fraudes em licitações na limpeza pública e coleta de lixo do município de Santana do Cariri, referentes aos anos de 2014 a 2020. As investigações apuram crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.
A Prefeitura de Santana do Cariri afirma que colabora com as investigações e diz que a operação não tem nenhum agente público do município como alvo.
Nas buscas, foram apreendidos documentos como notas fiscais, processos licitatórios, empenhos e anotações referentes ao proprietário de empresas de locação de mão de obra e serviços imobiliários.
As ações desta quinta, segundo a polícia, tem como objetivo obter novas provas, delimitar a conduta dos investigados, bem como identificar e recuperar ativos.
A “Operaçã Reciclari” é realizada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD), vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI-SUL).
Leia abaixo a íntegra a nota de esclarecimento emitida pela prefeitura:
“Nota de Esclarecimento
Diante da Operação deflagrada nesta quinta-feira(15) pela Polícia Civil, a Prefeitura de Santana do Cariri vem esclarecer que:
Trata-se da Operação Reciclari deflagrada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e combate à corrupção que investiga processos licitatórios de limpeza urbana nos anos de Processos de 2014,2016 e 2017. A operação cumpre 8 mandados de buscas e apreensão de documentações nos municípios de Santana do Cariri e Lavras da Mangabeira.
Os alvos são empresários e empresas. As apurações investigam Luciano Rodrigues da Silva e as empresas URBANLIMP Serviços de Limpeza e Conservação Ltda; META Empreendimentos e Serviços de Locação de Mão de Obra- EIRELI e AGILMAIS Locação de Serviços Imobiliários Ltda.
A Prefeitura colabora com as investigações com o fornecimento dos documentos:(Processo Licitatório nº 2014.07.03.4; Processo Licitatório nº 2016.06.02.2 e Processo Licitatório nº 2017.06.07.1).
Diante de tais fatos, a Prefeitura de Santana do Cariri informa que NÃO EXISTEM mandados de prisão contra servidor ou agente público deste município e que a operação não é mirada em nenhum gestor, nem anterior, nem posterior, conforme informou a Polícia Civil.
Prefeitura Municipal de Santana do Cariri”
Com informações do G1 CE