Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri (URCA), Leonildes Azevedo e monitor do Laboratório de Entomologia e Acarologia, Isaac Feitosa, procurados por moradores do bairro São José, em Juazeiro do Norte, que estavam assustados com o aparecimento de um inseto similar ao barbeiro, resolveram ajudar.
Foram coletadas amostras e realizada a identificação do inseto. Para alívio daquela comunidade, trata-se de uma espécie de percevejo, do gênero Spartocera, que não representa perigo.
A equipe informa que esses percevejos, muitas vezes, são confundidos com espécies que se alimentam de sangue, como os barbeiros.
Em Comunicado Técnico, o laboratório afirma que esses insetos são inofensivos e utilizam como alimento seiva de plantas, principalmente, da família das solanáceas, que ocorrem naturalmente em terrenos do bairro.
O comunicado técnico ainda informa que estudos de campo serão necessários para identificar as causas da invasão desses insetos às residências. Há possibilidades das luzes residenciais estarem os atraindo.